Ser diferente é ser normal

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
CURSO DE PSICOLOGIA

Jordana Wickert

SER DIFERENTE É SER NORMAL

Santa Cruz do Sul, outubro de 2010

Jordana Wickert

SER DIFERENTE É SER NORMAL

Ensaio apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul como tarefa integrante da disciplina Produção de Textos Acadêmicos.

Professor: Elenor J. Schneider

Santa Cruz do Sul, outubro de 2010

EPÍGRAFE“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
Autor Desconhecido

SER DIFERENTE É SER NORMAL
Por Jordana Wickert
O presente trabalho foi elaborado por meio de pesquisas em livros sobre a síndrome de Down (SD). Visa falar sobre as causas desta anomalia genética, as características de pessoas portadoras da Síndrome, a inclusão escolar das mesmas e opreconceito sofrido. O mesmo tem como objetivo diminuir o preconceito e a discriminação contra os portadores da Síndrome de Down.
O que é Síndrome de Down?
A síndrome de Down é um atraso do desenvolvimento, tanto das funções motoras do corpo, como das funções mentais. O erro genético presente nessa Síndrome é a trissomia do cromossomo 21. Cariótipo é o exame feito em laboratório que comprova a presençadesse pequeno erro. O cariótipo humano normal apresenta 46 cromossomos autossômicos, que são semelhantes dois a dois, formando 23 pares e dois cromossomos sexuais. Os genes que são responsáveis pelas características de uma pessoa encontram-se nos cromossomos. Quem determina a cor dos olhos, estatura, etc., são os cromossomos autossômicos e os cromossomos sexuais determinam o gênero. O cariótipo deuma pessoa com a Síndrome apresenta 47 cromossomos autossômicos. Esse cromossomo extra encontra-se no par de número 21.
Essa síndrome por muitos anos foi conhecida como mongolismo, o mesmo se deu devido às pregas no canto dos olhos que lembra o aspecto de pessoas da raça mongólica (amarela). Todavia o nome correto é síndrome de Down, a palavra síndrome significa um conjunto de característicasque prejudicam de algum modo o desenvolvimento da pessoa, e Down é o sobrenome de um médico que descreveu essa síndrome em 1866.
Síndrome de Down e suas características
Pessoas portadoras dessa anomalia genética apresentam três principais características: a hipotonia, o comprometimento intelectual e o fenótipo. Um bebê com síndrome de Down é pouco ativo, molinho, o que chamamos de hipotonia, essahipotonia diminui com o passar do tempo e a criança vai ultrapassando, embora mais tarde do que as outras, as diversas etapas do desenvolvimento, como por exemplo: sustentar a cabeça, virar-se na cama, sentar, andar e falar. A capacidade de aprendizagem de uma pessoa com essa deficiência é mais limitada, é mais lenta. Embora haja um atraso nesse desenvolvimento, isso não impede que a criançaaprenda suas tarefas diárias e participe da vida social da família. Pessoas com síndrome de Down têm vida independente, podem exercer diversas funções, de acordo com sua preferência e habilidade, podem praticar esportes, viajar, trabalhar, namorar, casar e ter filhos. Apresentam traços um tanto quanto diferente como, por exemplo: boca pequena, rosto achatado, nariz pequeno, mãos e pés tendem a serempequenos e grossos, dedos geralmente curtos, os olhos têm inclinação lateral para cima e prega no canto do olho, pescoço de aparência larga e grossa e diversas outras características físicas.
Síndrome de Down e a família
O diagnóstico da síndrome de Down, para um família é sempre angustiante e surpreendente, pois os pais constroem um sonho durante a espera de seus filhos e certamente não há lugarpara deficiência. Por isso, a chegada de um bebê diferente nunca corresponderá ao filho tão sonhado, ocorre então a ruptura do vínculo com o bebê idealizado, vínculo este que deve ser restabelecido com o filho real, fortalecendo a relação mãe e filho, que é a base para a constituição pessoal do ser humano. Afirma Lebovici (1987, p. 86): “a interação mãe-filho é hoje concebida como um processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser normal é ser diferente
  • Ser diferente é normal ?
  • ser diferente é normal
  • O diferente é ser normal
  • Ser diferente é normal
  • Ser diferente e normal
  • PORTFOLIO SER DIFERENTE NORMAL
  • Ser diferente é normal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!