Ser cristãp

1047 palavras 5 páginas
Em seu livro, Ser Cristão: fé e prática, Johan Konings - Doutor em Teologia e atualmente professor desta disciplina na FAJE em Belo Horizonte - procurou em um percurso didático-histórico apresentar quatro elementos fundantes para a vida do cristão: a esperança messiânica em Jesus, a história da formação das comunidades cristãs até os dias atuais, as implicações da vida cristã e a revelação de Deus através de Jesus.
No primeiro capítulo, o autor apresenta o Ungido, Cristo, a partir das Sagradas Escrituras, a partir das tradições bíblicas da origem de Israel. Para tal, o redator bíblico utiliza como divisor de águas a figura de Noé e seus filhos Sem, Cam e Jafé, dos quais deu-se o início dos povos semitas originários de Sem. Este povo, mais tarde, escravizado no Egito e, posteriormente, libertado pelo enviado de Javé, Moisés, recebe Dele a Terra Prometida sob a liderança posterior de José. Então, sob a liderança de juízes e reis como Davi e Salomão, lá se instala o povo da Aliança, mas Javé não deixa de falar ao israelitas por meio de profetas no período da monarquia e no exílio.
Com a chegada de Jesus é feita uma releitura de sua descendência que o remeterá a Davi, sendo assim chamado Filho de Davi.
João Batista, último dos profetas, sela então o início da vida pública de Jesus após o batismo. Cristo, chamando, ensinando por meio de parábolas e desafiando muitos judeus, irrompe o Reino de Deus, tornando-se também um messias inesperado. Esta árdua missão confiada pelo Pai o levará a compadecer-se e a entregar-se numa morte violenta, a da Cruz, mas o Pai não o abandona e o ressuscita no terceiro dia.
No segundo capítulo, Konings abordou o nascente da Igreja Primitiva e seu desdobramento nos dois mil anos que sucederam. Após a ressurreição de Cristo, o Espírito Santo enviado por ele suscita os Apóstolos a continuar a missão deixada por Ele. A Pedro deixa o governo da Igreja e a Paulo a pregação do Evangelho aos não-judeus. A partir

Relacionados