Será o aborto moralmente aceitável?

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Será o aborto moralmente aceitável ?
A discussão sobre a ética do aborto te levantado inúmeros problemas políticos, sociais, religiosos e filosóficos. Visto que se trata dum problema moral a filosofia tem muito a ensinar acerca dos princípios pressupostos da discussão.
A tese defendida neste ensaio acerca do aborto é que ele é moralmente permissível.
Mas afinal o que é o aborto? Deuma maneira simplificada, o aborto é uma interrupção, voluntária ou involuntária, duma gravidez, ou seja, é a morte do feto no útero da mãe.
Antes dos recentes progressos tecnológicos que permitiram o avanço das ciências medicas, era muito difícil conhecer detalhes do desenvolvimento do feto humano. Hoje em dia, o diagnostico pré-natal permite conhecer a vida intrauterina do feto. E cada vez sevai mais longe. As modernas ecografias permitem já observar os movimentos de um feto no interior do útero em três dimensões.
Esta informação tem suscitado questões sobre o estatuto do feto.
Afinal, um feto humano já é um ser pleno de direitos morais? E , se a resposta for afirmativa, até que ponto é moralmente correta a pratica da interrupção voluntária da gravidez?
Mas, será o abortoum problema legal ou um problema moral?
Muitos países do Primeiro Mundo adotaram a legislação destinada a permitir a interrupção voluntária da gravidez medicamente assistida em condições especificas, por exemplo, em caso de risco da vida da mulher, de malformação do feto, violações, razões socioeconómicas ou, simplesmente, a pedido da mulher. Noutros países, é uma pratica completamente ilegal,seja qual for a circunstância. Contudo, a legalidade não nos diz se tal pratica é moral ou imoral. Quanto muito, a legalidade do aborto indica que determinada sociedade já não vê o mal moral no aborto, pelo menos em certas circunstâncias.
Mas, então, qual é a distinção entre comportamento legal e comportamento moral? Um comportamento é legal quando não contradiz as leis duma sociedade e umcomportamento é moral quando achamos que realiza-lo é correto e é um “dever cívico”. Daqui se segue que a moralidade e a legalidade são campos distintos (nem tudo o que é moral é legal e nem tudo o que é legal é moral). Por exemplo, podemos considerar uma mentira imoral, contudo ela não é ilegal ou podemos considerar moralmente correto dar sangue e não existe nenhuma lei que obrigue a tal coisa.Então, se estes territórios, apesar de intimamente ligados, são distintos e não se devem confundir, a reflexão moral deve exercer-se independentemente das leis de cada país.
Ora, se o aborto é um problema moral cabe a bioética ocupar-se dele. A bioética é uma área onde se discutem problemas éticos colocados pelo avanço das ciências biomédicas e, em partículas, o desenvolvimento de tecnologiasque tornam possíveis praticas como o aborto, a clonagem, a eutanásia, etc. É uma área de investigação e debate bastante dinâmica no mundo contemporâneo.
Esclarecidos estes conceitos, porque razão deve ser o aborto considerado moralmente correto? E em que circunstâncias?
Comecemos por analisar porque é que o aborto é legal e se o deve ser ou não.
As leis que impedem o aborto a pedidoda mulher apenas contribuem para o aumento do aborto clandestino. Isto implica a realização de abortos de deficientes condições medicas para as mulheres, sobretudo para as de menores recursos económicos, em nada contribuindo para os evitar. A consequência é que, em vez de diminuir o numero de abortos efetivamente realizados, as leis restritivas apenas contribuem para provocar um problema de saúdepublica de que as mulheres são vitimas. Ora, uma lei com estas consequências negativas não pode ser uma boa lei.
Contudo, isto não nos diz que o aborto é moralmente permissível, apenas informa que a legalização do aborto tem vantagens sobre a sua ilegalização.
Existem, essencialmente, duas posições acerca do problema do aborto, a posição pró-escolha e a posição pró-vida. A posição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Será a eutanásia moralmente aceitavel
  • Será a clonagem moralmente aceitável?
  • Será a eutanásia moralmente aceitável?
  • Será a clonagem reprodutiva moralmente aceitável
  • Será a desobediência civil um acto aceitável?
  • Quem sera
  • Sera que
  • O que será?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!