Será a eutanásia moralmente aceitável?

Páginas: 4 (813 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Escola Cardeal Costa Nunes
Daniela Maria Medeiros Melo
Filosofia 10ºLh1
Ano letivo 2011/2012

Será a eutanásia moralmente aceitável?
Este trabalho discute o problema da eutanásia, se esta deveser ou não executada. A posição defendida é que, apenas a eutanásia voluntária (ativa e passiva) deve ser moralmente aceitável.
A eutanásia é o ato de matar intencionalmente uma pessoa. A palavra"eutanásia" é composta de duas palavras gregas ― "eu" e "thanatos" ― e significa, expressamente, "uma boa morte". Provocar “uma boa morte” é quando uma pessoa acaba com a vida de outra para benefícioda que morre, porque esta sofre de uma doença terminal ou incurável, o que distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de retirar a vida.
Existem vários tipos de eutanásia. A eutanásia podeser ativa ou passiva. A ativa consiste em tomar medidas ativas que causem a morte, a passiva consiste em reprimir-se de usar os meios e oportunidades que impedem a morte. A eutanásia pode ser, ainda,voluntária ou involuntária, sendo que a eutanásia voluntária é decidida pelo próprio doente com total responsabilidade pelos seus atos, enquanto que a eutanásia involuntária não depende da vontade dodoente mas sim da vontade de outros.
Existem três tipos de eutanásia ativa, e, estes correspondem igualmente a três tipos de eutanásia passiva, são seis os tipos de eutanásia: eutanásia ativavoluntária, eutanásia ativa não voluntária, eutanásia ativa involuntária, eutanásia passiva voluntária, eutanásia passiva não voluntária e a eutanásia passiva involuntária. Deixar morrer alguém a seu pedidoé um caso de eutanásia passiva voluntária, mas deixar morrer alguém que não teve a oportunidade de exprimir esse desejo é um caso de eutanásia passiva não voluntária, e ainda, deixar morrer alguémcontra o seu desejo expresso, mesmo que para seu benefício, é um caso de eutanásia passiva involuntária.
Desligar a máquina, talvez, não seja um caso de eutanásia, pois é essa a consequência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Será a clonagem moralmente aceitável?
  • Será o aborto moralmente aceitável?
  • Será a clonagem reprodutiva moralmente aceitável
  • Será a desobediência civil um acto aceitável?
  • Quem sera
  • Sera que
  • O que será?
  • Será

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!