Será a clonagem moralmente aceitável?

Páginas: 6 (1359 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014

Será a clonagem humana moralmente aceitável?



Ensaio filosófico realizado por Gonçalo Martins nº10 10ºG
Professor de Filosofia: Prof.º José Madureira


Lisboa, 29 de Março de 2013
Índice

Página 3---------------------------Introdução; Importância do problema; Teses concorrentes
Página 4---------------------------Tese defendida
Página 5--------------------------- Objeções àteoria defendida; Resposta às objeções
Página 6---------------------------Conclusão; Bibliografia


























Introdução
Hoje em dia são conhecidos dois tipos de clonagem: a terapêutica que tem por objetivo  a obtenção de tecidos ou órgãos destinados a fins médicos; e a reprodutiva que tem por objetivo o nascimento de crianças.
Os defensores da clonagemterapêutica dizem que a clonagem terapêutica pode revolucionar a medicina, ao permitir desenvolver todo o tipo de tecidos (incluindo nervos, músculos, sangue e ossos) a partir de células mães, isto é, das que constituem um embrião com poucos dias antes de estas começarem a diferenciar-se.
Os defensores da clonagem reprodutiva dizem que nada do que pode ser experimentado deve deixar de o ser para obem do conhecimento científico.
Com este ensaio pretendo demonstrar que a clonagem deve ser aceite, mas de uma forma responsável e não de qualquer maneira.

Importância do problema
Este problema é importante porque pode permitir uma melhoria significativa na qualidade de vida de toda a humanidade, no caso da clonagem terapêutica, podendo tratar-se de doenças através de transplantes sem que odoente esteja à espera de um dador compatível ou na obtenção de filhos por parte de casais em que um membro, ou os dois, do casal são inférteis ou homossexuais, clonagem reprodutiva. Tais possibilidades merecem ser discutidas para saber se a concretização das hipóteses, ou outras parecidas, às que eu referi acima serão moralmente aceitáveis.

Teses concorrentes
Existem duas teses base relativas àclonagem: a que é a favor dela e a que se lhe contrapõem. A ideia base da tese que defende a clonagem é a seguinte: a clonagem é somente um método de fertilização alternativa, que também pode auxiliar na cura de doenças genéticas. O que é defendido na tese que se opõe à clonagem é: Ao clonarmos indivíduos estes perdem o seu valor, tratando-os como objetos fabricáveis quer para fins reprodutivos,quer para fins terapêuticos.





Tese defendida
Após um período de reflexão sobre ambas as teorias cheguei à conclusão que não concordo na íntegra com nenhuma, mas sim em parte com as duas, ou seja, a teoria a favor da clonagem diz sim, tanto à clonagem terapêutica, como à reprodutiva, enquanto a outra teoria diz não aos dois tipos de clonagem. A teoria que eu defendo diz sim à clonagemterapêutica e não à clonagem reprodutiva, ou seja, a clonagem quando usada para fins reprodutivos compromete a identidade genética e particular do indivíduo, mas quando utilizada para o tratamento responsável de doenças é algo bastante benéfico para a humanidade.
Suponhamos que um casal, convencional, resolve ter um filho clonado, caso prático de clonagem reprodutiva, igual ao pai, mas o seucasamento não resulta e dá origem a um divórcio litigioso. Agora a mulher odeia o seu ex-marido que é fisicamente semelhante ao seu filho que ela deve adorar. Será possível que a mulher continue a gostar do filho da mesma maneira mesmo ele sendo praticamente igual a um homem que ela odeia? Na minha opinião a mulher não quererá estar tanto com o filho como antes pois a imagem dele relembrar-lhe-á do seuex-marido, memória essa que a não lhe deve agradar.
A clonagem reprodutiva é na sua base, a "fabricação" de filhos tal como se fabricam relógios, ou carros etc. Pois podemos escolher minuciosamente as características físicas e genéticas dos nossos descendentes, algo contra natura, deixando o humano de ter uma identidade genética própria e tornando-se o clone um mero objeto.
Suponhamos agora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Será a clonagem reprodutiva moralmente aceitável
  • Será a eutanásia moralmente aceitavel
  • Será o aborto moralmente aceitável?
  • Será a eutanásia moralmente aceitável?
  • Será a desobediência civil um acto aceitável?
  • Quem sera
  • Sera que
  • O que é clonagem?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!