Sequencia didatica

Páginas: 7 (1604 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
| UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇAFACULDADE DE LETRAS-FALESEQUENCIA DIDÁTICA | |

Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Bragança
Curso: Letras – Língua Portuguesa
Disciplina: Estágio Supervisionado em EA de literatura no Ens. Fund. E Médio
Docente: Alessandra Conde
Discentes: Raimunda Regiane Silva Mesquita
Susana de Jesus Saldanha e Sousa.SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM GÊNERO TEXTUAL: FÁBULAS

Bragança-Pará
2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

GÊNERO TEXTUAL: FÁBULAS
SÉRIE: 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DURAÇÃO:

Bragança-Pará
2013

APRESENTAÇÃO

O trabalho com sequências didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de ofereceraos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004).
A sequencia didática será aplicada na Escola de Ensino Fundamental “São José”, na zona urbana do município de Santa Luzia do Pará, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. Consistirá o desenvolvido do trabalho a partir de uma sequênciadidática na qual abordará o Gênero textual fabulas com a finalidade de cumprir as exigências da Disciplina Estágio Supervisionado. Nesse sentindo, tem a pretensão de por em pratica o que foi estudado e orientado na faculdade, que é o aprendizado de ensino da língua materna vivenciada no cotidiano escolar e extraescolar.

II – JUSTIFICATIVA

De acordo com o PCN da Língua Portuguesa o domínio dalíngua, oral e escrita, é fundamental para a participação social e efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende ponto de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.

Partindo dessa teoria que tem como reflexão a analise linguística voltada para a capacidade humana de refletir, analisar, pensar sobre os fatos e os fenômenosda linguagem A sequencia didática propõe criar situações que seja de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando a importância da leitura e escrita através de fabulas para que possa desenvolver o conhecimento de mundo, de si e do outro, buscando envolver outras áreas do conhecimento como, por exemplo, Música, Arte, entre outras.
Contudo, a partir desses conhecimentos,compreende-se que o trabalho tem que partir de um estudo voltado para o gênero textual, principalmente sobre a fábula, para que os educandos possam desenvolver habilidades e competências que exigido pela sociedade. Cabe falar que gêneros textuais são estruturas socialmente conhecidas que compõe um texto, que ajudam atingir intenções comunicativas de diferentes expressões por serem encontrado no nossocotidiano.
Bakhtin (1997), diz que os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados elaborados pelas mais diversas esferas da atividade humana, e que quando um indivíduo utiliza a língua, sempre o faz por meio de um tipo de texto ainda que possa não ter consciência dessa, ou seja, a escolha de um tipo é um dos passos- se não o primeiro- a ser seguido no processo de comunicação.

Nessesentido nos propusemos a trabalhar a sequência didática com o gênero textual fábulas, que contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, na qual é importante para os mesmos que tenham o contato com o mundo das fábulas, pois, será revelado ao leitor aspectos que irá contribuir para a transformação e enriquecimento de experiências de vida através dasdiferentes fábulas.
A fábula está muito próxima do provérbio e do poema. Porém, é comum as pessoas confundirem fábulas com contos, mas é bem diferente, pois o conto relatará as aventuras humanas, já a fábula é uma história curta, em prosa e verso, apresentando geralmente animais, sob uma ação alegórica, encerrando uma instrução, um princípio geral ético, político ou literário, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sequencia didatica
  • SEQUENCIA DIDÁTICA
  • Sequencia didatica
  • sequencia didática
  • Sequência didática
  • Sequência didãtica
  • Sequencia didática
  • sequencia didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!