SEQUENCIA DIDATICA

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL - Pe. CARLOS CASAVECCHIA

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA 002 - 20015
APRESENTAÇÃO
AUTOR:
DILMA RIOS
DISC:
MATEMATICA
6 ANO
A,B,C,D
AULAS PREVISTAS
25/02 até 14/03 (3 semanas)
CAPACIDADE/ APRENDIZAGENS ESPERADAS
Conhecer a turma de forma agradável e dar as boas vinda para o ano letivo de 2015
CONTEÚDO
Apresentação pessoal
Realizando a acolhida dosnossos alunos;
Apresentação do Espaço físico para os alunos do 6 ano;
Apresentação Do conteúdo a ser ministrado no ano de 2015.

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES



Nos primeiros dias de aula, irei realizar as seguintes atividades para recepcionar os alunos e promover a integração das novas turmas que se formam. A ideia é darmos uma oportunidade para que os alunos se apresentem, conversem umpouco e quebrem o gelo que caracteriza este início de trabalho.
Além das iniciativas coletivas, eu também organizo um momento como esse dentro das minhas aulas. Vou contar minha experiência com uma atividade que talvez muitos conheçam, mas que tem tido resultados muito bons com meus aluno. A atividade da teia. com meus alunos.
O único material necessário é um rolo de barbante.
O procedimento éo seguinte: em um espaço aberto (que pode ser dentro da sala mesmo, com as carteiras afastadas, ou em um pátio), eu e os alunos formamos um círculo. Entrego o rolo de barbante para um dos alunos e peço que ele diga seu nome, onde mora, quantos ano tem, de que escola ele veio. Antes de lançar o rolo para outro colega, ele segura em sua mão a ponta do barbante.
O próximo aluno repete oprocedimento, sempre segurando o barbante e jogando o rolo para outro colega (que esteja, de preferência, distante dele no círculo), até que todos participem. Ao final, forma-se um emaranhado de fios com todos os alunos (e eu mesmo) segurando o barbante.
Já realizei essa atividade algumas vezes e o início dela é sempre marcado pela timidez dos alunos, especialmente dos que são novos na escola. No entanto,à medida que o rolo de barbante vai passando de mão em mão, o clima vai se descontraindo e os alunos vão se soltando. Quando chega no ultimo aluno, temos o retorno do barbante, ai a pessoa deve dizer quem é o outro aluno, informando tudo o que ele disse na hora da sua apresentação, é divertido porque ficam perguntando tudo de novo e repetindo, dão risada, é muito bom.
“Desejo que você aprendamuito!”
“Espero que você tire notas muito boas!”
“Tomara que você faça muitos amigos nesta escola!”
Quando todos os alunos estão segurando no barbante, peço que digam o que aquele emaranhado de fios representa para eles. As declarações são muito interessantes:
“O fio representa a ligação entre os alunos.”
“O barbante é como o conhecimento, que vai passando de pessoa para pessoa.”
“Mostra quetodos na classe estão unidos.”
“Significa que os professores estão junto com a gente.”
“É como aquela rede dos bombeiros; se alguém cai, os outros seguram.”
Aqui cabe uma confissão. Participei inúmeras vezes dessa mesma dinâmica em cursos de formação de professores e confesso que já achava a atividade “muito batida”. Toda vez que alguém a propunha eu pensava: “de novo”?
Por isso, hesitei um poucoem utilizá-la com meus alunos. No entanto, percebi que ela é novidade para a imensa maioria e é incrível o impacto positivo que produz na consolidação do grupo. Vários estudantes já me relataram que ela foi importante para promover a união da classe e que as declarações feitas ali são lembradas por eles em outros momentos. A positividade e a união produzidas naquela teia. E penso que esse tipo deintegração com o professor e com a turma pode ajudar a motivar o estudante a permanecer na escola.
































ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL - Pe. CARLOS CASAVECCHIA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 002 - 20015
APRESENTAÇÃO
AUTOR:
DILMA RIOS
DISC:
MATEMATICA
6 ANO
A, B, C, D
AULAS PREVISTAS
25/02 até 14/03 (3 semanas)
CAPACIDADE/...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sequencia didatica
  • SEQUENCIA DIDÁTICA
  • Sequencia didatica
  • Sequencia didatica
  • sequencia didática
  • Sequência didática
  • Sequência didãtica
  • Sequencia didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!