SEQUENCIA DID TICA PIR MIDE ALIMENTAR

317 palavras 2 páginas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMER MUITO É COMER BEM ?

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES INSERIDAS NO CONTEXTO ALIMENTAR

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

OBJETIVOS:
Perceber a importância de se alimentar bem;
Reconhecer alguns alimentos e suas funções;
Conhecer noções básicas sobre saúde e alimentação;
Analisar os próprios hábitos alimentares; Distinguir as principais doenças causadas pela obesidade; Identificar o significado de pirâmide alimentar; Explorar a leitura e a escrita; Trabalho em grupo.

ATIVIDADES/ ESTRATÉGIAS:
Antes mesmo de começar as aulas, se prepare para tomar um cuidado muito importante: o de não constranger os alunos que estiverem acima do peso.
1 - Numa roda de conversa, o professor e a turma conversarão sobre “Saúde e Alimentação” e o problema da obesidade como fator de risco à saúde (doenças associadas à obesidade).
2 - O Professor apresentará a Pirâmide Alimentar à turma.
3 - Leitura do texto informativo “Alimentos” disponível http://www.sobiologia.com.br).
4 - Observando a pirâmide alimentar, os alunos produzirão um cardápio semanal (Gênero Textual) que priorize uma alimentação saudável e balanceada .
5 - O professor apresentará um encarte de supermercado (Gênero Textual) à turma. Após a exploração oral do texto, os alunos produzirão uma lista de compras (Gênero Textual)
6 - Dividir a turma em grupos para a construção da Pirâmide Alimentar. Em seguida cada representante de grupo irá falar sobre um Nutriente.
Sistematização de conteúdo, em outro momento, com o jogo Dominó dos Alimentos.

AVALIAÇÃO: É de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação será feita em todos os momentos da aula, visando verificar por meio de observações e registros individuais se os alunos conseguiram: aprender a estrutura da pirâmide alimentar ; reconhecer as funções dos alimentos; bem como, reconhecer a importância de uma alimentação saudável para ter uma

Relacionados