sequencia didática

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PORTFÓLIO:











MANAUS – AM
2014
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos houve uma substituição do saber acumulado e repetitivo, sem aplicabilidade e descontextualizado, por um modelo de educação que possibilite a avaliação da aprendizagem e que esteja de acordo com as finalidades educativas, avaliando o saber e não mensurando conteúdo. (HERNANDEZ, 2000). Dessa maneira, não se avaliao que e quanto o aluno aprendeu, busca-se o sentido da aprendizagem para o aluno, utilizando diversos métodos que propiciem o aprendizado significativo.
Este trabalho tem a finalidade de apresentar um portfólio didático, que, segundo Vieira (2002), pode ser uma maneira de avaliação que reflete o saber construído, não sendo um simples instrumento de mensuração, mas servindo como um registro daconstrução do conhecimento, além de possibilitar uma maior compreensão do que foi aprendido, tanto para os professores quanto para os alunos.
Dessa maneira o portfólio apresenta-se como uma maneira alternativa de aprendizado, que pode ser utilizado em diversas áreas e de diversas maneiras, podendo ser um portfólio particular, de aprendizado ou demonstrativo. O portfólio particular é comumenteutilizado pelos professores, contendo registros dos alunos como histórico médico, telefone dos pais, assim como registro de casos e de diversas anotações relacionadas ao âmbito escolar.
O segundo tipo, o de aprendizagem, serve como uma reflexão sobre o processo de aprendizagem, ampliando o conhecimento dos discentes em relação ao seu desenvolvimento escolar e ampliando o conhecimento do professor emrelação ao que o aluno aprendeu. O portfólio de demonstração é uma mistura dos dois anteriores, que ajudará futuras tarefas, pois deve conter resultados de outros trabalhos, que demonstrem crescimento efetivo ou problemas persistentes.
















AULA 01

TÍTULO: Alimentos


OBJETIVOS

Conceituar os Alimentos;
Diferenciar os Alimentos;
Identificar os principais tiposde Alimentos.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
A princípio será realizada uma conversa informal a respeito do conhecimento dos Alimentos analisando qualquer tipo de conceitos diferentes. No segundo momento, com o auxílio de representações reais de alimentos será feito com os alunos a diferenciação de frutas, legumes, verduras, industrializados entre outros, a seguir dando continuidade ao terceiro eúltimo momento da aula será feita a identificação com o auxílio dos alimentos de alimentos funcionais e industrializado.
RECURSOS:
Legumes;
Frutas;
Verduras;
Alimentos transgênicos;
Alimentos industrializados.
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimento_funcional
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/reportagens/alimentos-industrializadosAULA 2

TITULO: ALIMENTOS

OBJETIVOS:
Conceituar os Alimentos industrializados e funcionais;
Diferenciar os Alimentos industrializados e funcionais;
Identificar os malefícios e benefícios dos alimentos industrializados e funcionais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
No primeiro momento a turma será dividida em dois grupos iguais com intenção de despertar a competitividade, cada grupo estaráresponsável pela elaboração dos conceitos sem o auxílio de livros e ou quais quer recursos de consulta, sendo apresentada a elaboração dos conceitos será feito o debate de tais respostas analisando e corrigindo as mesmas, dando continuidade à aula ainda com a turma dividida em dois grupos será apresentado aos alunos diversos alimentos, agora os alunos terão de diferenciar os alimentos por meio de umagincana: será escolhido um integrante de cada grupo, os mesmos terão os olhos vendados com isso será apresentado para degustação alguns alimentos para que os mesmos façam as diferenças, dando continuidade no último momento da aula será exposto aos alunos os malefícios e benefícios dos alimentos industrializados e funcionais.
RECURSOS:
Legumes;
Frutas;
Verduras;
Alimentos transgênicos;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sequencia didatica
  • SEQUENCIA DIDÁTICA
  • Sequencia didatica
  • Sequencia didatica
  • sequencia didática
  • Sequência didática
  • Sequência didãtica
  • Sequencia didática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!