Sequ ncia de Fibonacci

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 8 de junho de 2015
Sequência de Fibonacci.
O matemático Leonardo Pisa, conhecido como Fibonacci, propôs no século XIII, a sequência numérica abaixo:
(1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ...)
Essa sequência tem umalei de formação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores. Veja: 1+1=2, 2+1=3, 3+2=5 e assim por diante.
Desde o século XIII, muitos matemáticos, além dopróprio Fibonacci, dedicaram-se ao estudo da seqüência que foi proposta, e foram encontradas inúmeras aplicações para ela no desenvolvimento de modelos explicativos de fenômenos naturais.
Veja algumasexemplos das aplicação da seqüência de Fibonacci e entenda por que ela é conhecida como uma das maravilhas da Matemática.
A partir de dois quadrados de lado 1, podemos obter um retângulo de lados 2 e 1.se adicionarmos a esse retângulo um quadrado de lado 2, obtemos um novo retângulo 3x2. Se adicionarmos agora um quadrado de lado 3, obtemos um retângulo 5x3. Observe a figura a seguir e veja que oslados dos quadrados que adicionamos para determinar os retângulos formam a sequência de Fibonacci.
Se utilizarmos um compasso e traçarmos o quarto de circunferência inscrito em cada quadrado,encontraremos uma espiral formada pela concordância de arcos cujos raios são os elemento da seqüência de Fibonacci.
O Partenon que foi construído em Atenas pelo celebre arquiteto grego Fidias. A fachadaprincipal do edifício, hoje em ruínas, era um retângulo que continha um quadrado de lado igual à altura. Essa forma sempre foi considerada satisfatória do ponto de vista estético por suas proporções sendochamada retângulo áureo ou retângulo de ouro.
Como os dois retângulos indicados na figura são semelhantes temos:
\frac{y}{a} = \frac{a}{b} (1)
Como:
b = y - a (2)
Substituindo (2)em (1) temos:
y^2 - ay - a^2 = 0
Resolvendo a equação:
y = \frac{a(1 \pm \sqrt{5})}{2} em que \left( \frac{1 - \sqrt{5}}{2} < 0 \right) não convém.
Logo:
\frac{y}{a} = \frac{(1 + \sqrt{5})}{2} =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sequ Ncia De Fibonacci
  • SEQU NCIA DOS ATOS NA AIJ
  • SEQU NCIA DID TICA
  • Sequ Ncias Textuais
  • Sequ ncia de atividades de alfabetiza o
  • Sequ ncia Did tica
  • Sequ Ncias Num Ricas
  • Sequ Ncia Did Tica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!