Separação de cátions cromotografia de papel.

1350 palavras 6 páginas
-------------------------------------------------
CEDERJ - Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
-------------------------------------------------
UENF – Universidades Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro

LICENCIATURA EM QUÍMICA

SEPARAÇÃO DE CÁTIONS
CROMOTOGRAFIA DE PAPEL.

BRUNA CELINA DE CARVALHO MARTINS

SÃO FIDÉLIS
1º SEMESTRE 2013
INTRODUÇÃO
Em alguns ramos da ciência, especialmente na química, há a necessidade de saber a composição das soluções com as quais se trabalha. Muitas técnicas são conhecidas para cumprir tal carência. A maioria delas é baseada na afinidade entre compostos. Uma das mais utilizadas é a cromatografia. Esta é uma técnica criada pelo botânico russo Mikhail Semyonovich Tswet no ano de 1900, durante pesquisas com clorofila.
Consiste em uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. A separação por sua vez, depende da diferença de afinidade entre o analito da fase móvel e a fase estacionária. Por sua vez, a afinidade entre esses diferentes compostos (da mistura e do eluente), depende das forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar entre outros.
Para entender melhor em que se baseia a cromatografia, é comum fazer analogia à um grupo de insetos composto de abelhas e moscas que sobrevoam uma flor. Enquanto as abelhas apresentam maior “afinidade” com a flor e são atraídas por elas, as moscas passaram sem desvios.
Há diversos tipos de cromatografias disponíveis para a realização dos mais diversos experimentos. Eles podem ser classificados de acordo com:
-Sistema Cromatográfico: pode ocorrer de duas formas básicas: em coluna (como a cromatografia líquida e a gasosa), ou na forma planar (como a cromatografia em camada delgada e a de papel, que será vista mais profundamente).
-Fase Móvel: a fase móvel pode se apresentar de diversas maneiras, sendo as mais comuns na forma de gás (pressurizado ou não) e líquido.
- Fase Estacionária: também se apresenta

Relacionados

  • DNA o segredo da vida James D
    164756 palavras | 660 páginas