Separaço de misturas

2093 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

Ao nos depararmos com elementos misturados, que necessitam ser separados para alguma finalidade, se faz necessário o estudo de cada elemento da mistura, ou seja, saber se o mesmo é solúvel em algum tipo de solvente, suas características magnéticas, seu ponto de ebulição, de solidificação, entre outras características, assim como, se deve saber se tal elemento não sofrerá alterações em sua estrutura, no processo de separação. Existem muitos procedimentos de separação, cabe ao executante, saber qual será o mais eficaz, e que trará a tona os elementos que fazem necessários. Quando se fala em separação, também se deve lembrar que ao retirar o solvente de uma solução, esta terá sua concentração aumentada, assim como, o procedimento reverso também é verdadeiro, portanto, deve-se tomar muito cuidado, por que os elementos inicias que podem não ser perigosos, ao final da separação, podem acarretar danos a quem os está manipulando, sendo assim, os EPIs sempre são obrigatórios na execução de qualquer procedimento.

1.1 Objetivos

Executar processos de separação, utilizando os métodos de imantação, filtração, evaporação e destilação, analisando os procedimentos, características, dificuldades e resultados, em laboratório.
2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Imantação

É um processo de separação no qual se faz necessário que um dos componentes da mistura, seja induzido a se deslocar de onde está, por um magnetismo. Como o próprio termo já diz, a imantação vem da propriedade dos imãs de atrair materiais ferromagnéticos. Misturas complexas de sólidos que contenham ferro requerem métodos especiais de separação.

2.2 Filtração

A filtração é uma operação unitária que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluída (líquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável e poroso. Ao meio poroso e permeável dá-se o nome de filtro. Este retém o

Relacionados

  • Preparo De Solu Es E M Todos De Separa O De Misturas
    1650 palavras | 7 páginas
  • Ensaio sobre a cegueira josé saramago
    107490 palavras | 430 páginas
  • Ensaio sobre a cegueira
    107433 palavras | 430 páginas