Separaçao de misturas

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Niziele Paz da Silva.
Daniel

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

ALEGRETE
2012

PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO MISTURAS HETEROGÊNIAS DE SÓLIDOS- SÓLIDOS

CATAÇÃO- é quando um dos componentes apresenta aspectos ou tamanhos diferentes.

Exemplo: uma dona de casa separando as impurezas do grão de feijão.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

PENEIRAÇÃO- o processo utiliza umapeneira que possui uma malha que deixa passa os componentes de diâmetros menores que a largura da malha, retendo os componentes com diâmetro maior.

Exemplo: em construções é comum o uso de peneiras para separar areia fina da areia grossa, e de pedras e outros componentes.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

LEVIGAÇÃO- consiste em usar uma corrente de água para separar corpo mais densode corpo menos denso, que são arrastados mais facilmente pela água.

Exemplo: nos garimpos, uma corrente de água passa por uma espécie de rampa de madeira ou por uma bacia (bateia), arrastando as partículas menos densa de areia e deixando no fundo o ouro, mais denso.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

FLUTUAÇÃO- aplica-se uma mistura com um líquido de densidade intermediaria em relaçãoás dos componentes. O componente menos denso que o líquido flutuará, separando-se assim do componente mais denso, que se depositará. O liquido utilizado não deve, contudo, dissolver os componentes. Também é denominado por flotação ou sedimentação fracionada.

Exemplo: a flutuação é bastante comum no processo de separação de areia e mineral, esses minerais para que possam se tornam menos densosque a areia, ficam envolvidos em óleo.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

VENTILAÇÃO- é o método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes, por meio de uma corrente de ar.

Exemplo: quando você esfrega na mão amendoins torrados, verá que a película que o cobre se separa, então você assopra para separar o grão.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

SEPARAÇÃOMAGNÉTICA- trata-se um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o nível é principalmente o ferro. Estes materiais são extraídos pelos imanes, fenômeno que se pode aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.

Exemplo: farinha de fubá com limalha de ferro.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

DISSOLUÇÃO FRAGMENTADA-consiste em dissolver um componente da mistura.

Exemplo: para separar açúcar e areia podemos adicionar água á mistura em quantidade suficiente para dissolver todo o açúcar. A areia por sua vez, não se dissolve na água e se deposita no fundo.

Fonte: http://turma-da-paula.blogspot.com.br

SEPARAÇÃO MISTURAS HETEROGÊNIAS DE SÓLIDO- LÍQUIDO

FILTRAÇÃO- para separar uma mistura sólida, poderecorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, á separação por solução. Ás vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.
Filtragem- quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientepequeno.
No caso das partículas sólidas serem muito pequenas pode recorrer-se a um filtro de porcelana porosa. O mais corrente é o filtro de papel, que se dobra em quatro partes, formando-se um cone que se adapta á forma do funil. Existem também filtro de areia, argila e carvão.

Exemplo: o café, para separar o pó da parte liquida da mistura, usa-se um coador que pode ser de pano ou papel. Ocoador funciona como um filtro, retendo as partículas maiores e deixando passar a água com as substâncias do café que ficam dissolvidas.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres

DECATAÇÃO- trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando as diferenças de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!