Separação e identificação de cátions

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

2ª PROVA PRATICA
Separação e Identificação de Cátions dos Grupos I, IIA, III e IV e Ânions

Relatório de Química Qualitativa

Aluna: Daiana Flavia da Silva Turma: F1
Professor: Guilherme Dias Rodrigues

21 de Dezembro de 2012

Introdução
A importância da análise de cátionse ânions é a identificação ou pesquisa dos elementos ou íons que constituem uma substância. Quando dispomos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é, geralmente, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa presentes numa amostra ou, talvez, deconfirmar-se a ausência de algumas impurezas especificadas. A resolução destes problemas esta no domínio da Analise Química Qualitativa.
Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes. Pelo empregos sistemático desses, assim chamados, reagentes de grupo (que são específicos para cadagrupo), podemos tirar conclusões sobre presença os ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma análise posterior.
Os reagentes usados para a classificação de cátions mais conhecidos são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não deprecipitado, por isso, pode-se dizer que a classificação dos cátions mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Os métodos utilizados para a detecção de anions não são sistemáticos como os descritos para os cátions. Não existe uma marcha sistemática que permita a separação dos anions em grupos e a subsequente separação de seus componentes para asreacoes de indicação e confirmação.

Objetivo

Separar e identificar cátions dos grupos I, IIA, III e/ou IV e os ânions presentes na amostra, fornecida durante a prova prática, pelo sistema de classificação de grupos.

Materiais

Tubos de ensaio, conta-gotas, centrífuga, pinça de madeira, chapa de aquecimento e reagentes.

Procedimentos

No início da prova prática, foi sorteado umaamostra para cada aluno. Coube a mim a Amostra 10. Nela poderia haver oito íons em específico, Ag+, Bi3+, Cd2+, Fe3+, Ni2+, Zn2+, Cl- e SO42-.
Fez-se então um esquema de separação e identificação baseado nas paginas 112 à 117 da apostila de análise qualitativa.

Resultados e Discussão

Na solução problema, Amostra 10, observou-se uma coloração verde. Este fato já é um indício da presença de níquel(II) em solução, o que foi confirmado ao longo dos testes.

* Separação e identificação dos cátions do grupo I (Ag+)
Adicionou-se à solução problema, HCl numa concentração de 1 mol/L (esta concentração é importante, pois um grande excesso do ácido deveria ser evitado para que não houvesse redissolução do precipitado devido à formação de cloro complexos solúveis, fracamente dissociados, comexcesso de íons cloreto). Porém nenhuma alteração foi observada. Não confirmando a presença de nenhum cátion do grupo I.
Esperava-se a formação de um precipitado branco, resultante da seguinte reação:
Ag+(aq) + Cl-(aq) → AgCl(s)

* Separação e identificação dos cátions do grupo IIA (Bi3+ e/ou Cd2+)
Como já havia sido adicionado HCl 1 mol/L, para identificar cátions do grupo IIAadicionou-se à solução problema tioacetamida para gerar H2S através de uma reação de hidrólise em meio acido favorecida por aquecimento.
Aqueceu-se até observar a formação de um precipitado amarelo, supostamente, formado pelas seguintes reações.
2Bi3+(aq) + 3S2-(aq) → Bi2S3(s)
Cd2+ + H2S → CdS(s) + 2H+(aq)
A formação de precipitado amarelo ao invés de preto já era indício suficiente para a confirmação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO1.
  • Separação e identificação dos cátions do grupo iv
  • Separação e identificação dos cátions do grupo ii a
  • Separação e Identificação dos Cátions do grupo III
  • Separaçao e identificaçao de cations do grupo 1
  • Dados Obtidos
  • Separação e identificação de cátions do subgrupo IVA
  • Separação e identificação de cátions do grupo i e ii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!