Separação de substancias

Páginas: 8 (1837 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Relatório Separação de Substancias
A matéria, de modo geral, é encontrada na natureza na forma de misturas, conjunto de várias substâncias. Estas misturas podem ter aparência, a olho nu, uniforme, denominamo-las como homogêneas e quando estas nos apresentam uma forma irregular, sem caráter homogêneo ou disforme denominamo-las por heterogêneas.
Objetivo
Separar, através de processos físicos,os componentes de misturas homogêneas e heterogêneas.

MATERIAL
Bastão de vidro
Béquer
Bico de Bunsen
Funil de Haste Longa
Imã
Papel de filtro
Tela de Amianto
Tripé de ferro

Reagentes
Água
Areia
Cloreto de Sódio
Limalha de Ferro

Procedimento
1° Misturar no béquer à areia, limalha de ferro e cloreto de sódio com o bastão de vidro.
2° Retirar a limalha de ferro da misturacom o imã (separação magnética).
3° Adicionar 20 ml de água.
4° Passar a mistura pelo papel de filtro (peneiração), retirando à areia da mistura restando assim à água e cloreto de sódio.
5° Através do processo de evaporação da água, restando assim o cloreto de sódio.
6° Voltando a ter o os elementos separados.

Métodos de separação de misturas

Peneiração
Separa-se grãos menores demaiores com o auxílio de uma peneira (conhecido também como tamis). Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Ex.: grãos de feijão e farinha. Ex:areia grossa da areia fina

Levigação
Levigação é um método de separação de sistemas heterogêneos de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de águapara separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.
Ex: ouro com terra ou areia, e a água e o sal.

Centrifugação
Consiste em aumentar a solubilidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga oucentrifugador (que faz com que o sistema contido no tubo decante seja mais rápida). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após é extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.

Decantação
A decantação é um processode separação que permite separar sistemas heterogêneos. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólida-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar).

Dissolução fracionada
Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar sistemas heterogêneos de dois ou mais sólidos, quandoapenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água com areia e sal.

Evaporação
A evaporação é um fenômeno no quais átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
O movimento térmico de umamolécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido. Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquidas e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapormais elevado). Um exemplo para tal fenômeno é a transpiração (suor). (E também as salinas, pois assim é extraído o sal onde usamos nas nossas cozinhas;)
Exemplos: Suor ou Transpiração e o sal de onde é extraído das salinas, por meio de evaporação

Destilação simples
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de substâncias
  • Separação de Substâncias
  • relatorio quimica separação substancias
  • Relatorio, separação de substancias
  • Métodos de Separação de Substâncias Puras
  • Separação das substâncias de uma mistura
  • Separação de substâncias- filtração e extração
  • métodos de separação de substâncias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!