Separação de misturas

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014




















Sumário

Objetivo 2

Introdução 3

Materiais e Métodos 4

Resultados e Discussões 5

Conclusão 6

Referencias 7

Questões 8










.
OBJETIVO:
Realizar processos de separações de misturas
Usar as Vidrarias e equipamentos corretos para a Pratica
Estudar os métodos utilizados para a separação das substâncias
Separar as 4substâncias dadas (Areia, Limalha de Ferro, cloreto de sódio (Nacl) e dicromato de Potássio (K2Cr2O7)
Identificar as perdas dos componentes
Verificar se há mudanças de fases
Classificar a mistura (heterogenêa, homogenêa)
Tiras conclusões
Discutir essas conclusões em grupo














INTRODUÇÃO
O experimento consiste em utilizar os métodos de separações de misturas paraconseguir separar de forma satisfatoria 4 substâncias destintas:
Areia lavada
Limalha de Ferro
Cloreto de sódio (Nacl)
Dicromato de Potássio (K2Cr2O7)
Os métodos utilizados foram primeiramente a filtração,nesse caso específico a filtração comum, que um método de separação de misturas heterogêneas ou seja, quando se tem um ou mais sólidos despersos em um liquido ou gás.
A mistura é passada em umfiltro no qual ficam retidas as particulas sólidas suspensas, e a parte liquida ou gasosa passa atraves do filtro.
O segundo método usado foi a magnetização ou imantação, que utiliza o magmetismo de um imã para atrair um elemento de uma mistura heterogênea de dois sólidos onde um sólido seria atraido pelo imã e o outro não havendo assim a separação dos sólidos.

FiltraçãoSimples Magnetização ou Imantação


MATERIAIS E MÉTODOS
No Experimento utilizou-se alguns materiais especificos para a separação substâncias quimicas como: O dicromato de potássio e o cloreto de sódio, assim como outros elementos como a limalha de ferro e areia.
Tambem foi utilizado algumas vidrarias: béquer e baqueta de vidro, bico de bunsen, tela de amiantofunil de vidro, garra, filtro de papel e agua destilada
Para que se pudesse separar as 4 substâncias contidas no béquer (areia, limalha de ferro, dicromato de potássio e cloereto de sódio), foi adicionado a esse béquer apoximadamente 40 ml de agua destilada e simultaneamente deixou se aquecendo aproximadamente 50ml de agua em outro béquer.
Mexendo suavemente a mistura em aquecimento para dissolvero dicromato e o cloreto de sodio, depois de dissolvido as 2 substâncias, interrompeu se o aquecimento, e colocou a mistura para filtrar com um filtro de papel, lavando com agua quente até restar somente os solidos no filtro. Já a mistura homogênia de dicromato de potássio e cloreto de sodio e agua ficou separada em em um béquer.
Após o fim da filtração, pegou se o filtro de papel com a limalha ea areia e retirou-se todo o excesso de liquido contidos, secando com papel toalha, depois desse processo de secagem iniciou a separação da limalha de ferro da areia atraves de magnetização ou imantação. Espalhou-se os dois solidos misturados sobre a bancada e com a ajuda de um imã ouve a separação da limalha de ferro da areia, pois a limalha foi atraida pelo imã ficando grudada nele, enquanto quea areia não, ficando na bancada.
Desse modo houve 2 tipos de separações no experimento: Filtração e Magnetização ou imantação.



RESULTADOS E DISCUSSÕES
Obteve-se um resultado satisfatorio, pois conseguiu-se no caso da filtração, separar-se o dicromato de potássio e o cloreto de sódio dos demais elementos solidos, ou seja, ouve êxito na escolha da forma de separação.
Ouve êxito tambem naoutra forma de separação usada: A magnetização ou imantação, pois conseguimos ter uma separação boa da limalha de ferro e da areia.
Podemos observar tambem que essas técnicas tanto a filtração como a magnetização ou imantação ocorreu o resultado esperado, mesmo havendo um pouco de perda de materia nos métodos usados.
Outra observção foi que a filtração seria um pouco mais eficiente do que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!