Separação de misturas

Páginas: 9 (2199 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
Resumo

O universo é composto por substâncias que se misturam, gerando misturas homogêneas ou heterogêneas que por sua vez, compõem um sistema. Essas substâncias podem ser separadas por meio de diferentes métodos a depender do tipo dos componentes – líquidos, sólidos, gasosos – e se são miscíveis ou não entre si. O presente relatório discorre sobre filtração, evaporação, decantação edestilação simples. Na primeira e na segunda utilizou-se uma mistura de sal e areia (5,7g), resultando na extração da areia pela filtração e de 2,39g de sal pela evaporação da solução de sal e água. Na terceira, a mistura de liquido-liquido é composta por 50ml de água destilada e 50ml de gasolina, sendo que cada componente possui polaridade e densidade distintas. Por ser mais densa a água deposita-se nofundo do funil de decantação e a gasolina por ser menos densa permanece sobrenadante a água, desta forma é possível separá-los. Na quarta podem-se separar as substâncias de misturas homogêneas com pontos de ebulição distintos. No caso foi utilizado sulfato de cobre e água destilada, o que permitiu à água, com seu ponto de ebulição menor, evaporar e em seguida se liquefazer ao entrar em contato comas paredes frias do condensador. Portanto, pode-se concluir que para cada mistura de substâncias há um método de separação o qual depende do tipo da mistura e das substâncias envolvidas.

1. Introdução e Objetivo


Cada uma das espécies de matéria que constitui o universo é chamada de substância a qual pode ser simples ou composta [1]. A mistura nada mais é do que a associação deduas ou mais sustâncias diferentes e pode ser classificada em: homogênea e heterogênea, a depender das substâncias nelas envolvidas [2].
A mistura homogênea é uniforme, ou seja, as substâncias envolvidas não podem ser identificadas, pois, por possuírem as mesmas propriedades, sofrem dissolução e produzem somente uma fase (aspecto visual uniforme) [1,2]. Já na mistura heterogênea os componentessão perceptíveis a olho nu ou com o auxílio de um microscópio, o que demonstra duas ou mais fases [2].
Sistema é uma parte do universo que se deseja observar, por exemplo, um pedaço de ferro, uma mistura de água e gasolina etc. Os sistemas monofásicos são as misturas homogêneas que, quando formados por duas ou mais substâncias miscíveis umas nas outras, são chamados de soluções, por exemplo:água salgada, vinagre, álcool hidratado. Os sistemas polifásicos são as misturas heterogêneas que
podem ser formados por uma única substância, porém em várias fases de agregação (estados físicos), como: água líquida, sólida (gelo) e vapor [1].
Existem diferentes métodos de separação dos componentes das misturas, dependendo do tipo desta última. Podem-se citar: catação, levigação, dissolução ouflotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada [1,2].
O objetivo deste relatório é discorrer sobre os processos de filtração, evaporação, imantação, decantação e destilação.


2. Materiais e Métodos

1. Filtração
1. Materiais eReagentes
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: 5,7 gr de mistura sal e areia, 20ml de água destilada,1 espátula, 1 béquer de 200ml, 1 erlenmeyer de 125ml, 1 funil de vidro, 1 suporte universal, 1 papel filtro, 1 bastão de vidro, 1 balança analítica, 1 pisseta, 1 bico de bunsen, 1 tripé e 1 tela de amianto.
2. Procedimento Experimental
Para se descobrir a medidaem gramas da mistura de sal e areia foi necessário pesar o béquer vazio na balança analítica e, em seguida, com a mistura dentro deste. Depois, inseriu-se, no mesmo béquer, 20ml de água destilada e com a ajuda do bastão de vidro foi possível agitar a solução para promover a dissolução do sal. O conteúdo foi despejado no funil de vidro contendo o papel filtro que removeu, assim, a areia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!