Separação de misturas

Páginas: 10 (2343 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

Mistura: É a reunião de duas ou mais substâncias em quaisquer proporções, apresentando o agrupamento resultante as propriedades dos seus componentes, como se eles continuassem isolados ou sem união íntima. A mistura se divide em homogêneas e heterogêneas.
Misturas Homogêneas: são aquelas que apresentam as mesmas propriedades físicas em todos os pontos de sua massa. Exemplos: umasolução de água e açúcar, vinho, o ar atmosférico, etc.
Misturas Heterogêneas: são aquelas que apresentam diferentes propriedades físicas. Exemplo: granito, mármore, o sangue, o leite, etc.
Separação de misturas heterogêneas
1 – Sólido com sólido:
- Catação: é feito manualmente ou com auxilio de pinças, mas só pode ser utilizado quando as fases são bem definidas. Exemplo: catar as pedras nofeijão.
- Levigação: utilizado quando há grande diferença de densidade entre os componentes da mistura, consiste na passagem de água sobre a mistura. Exemplo: o jato de água que aresta a areia, que é mais leve, deixando o ouro.
- Ventilação: baseada na diferença de densidade, só que no lugar da água usa-se o ar. Exemplo: separação do arroz de sai casca.
- Atração Magnética: é aplicada quando umdos componentes for atraído pelo íman. Exemplo limalha de ferro com enxofre.
- Flotação: é utilizado na separação de dois sólidos com densidades diferentes com emprego de um líquido com densidade intermediária, e que não dissolva nenhum dos sólidos. Exemplo: separação de serragem da areia.
- Peneiração ou Tamisação: só pode ser empregado quando os componentes possuem granulações de diferentestamanhos. Exmplo: o pedreiro peneira a areia para obter a areia em diversas granulações.
- Dissolução Fracionada: este processo é baseado na diferença de solubilidade dos componentes. Exemplo: para separa uma mistura de areia e sal utiliza-se água, já que o sal é solúvel.
- Fusão Fracionada: é utilizada quando a diferença de fusão entre os sólidos envolvidos.
- Sublimação: este processo éempregado em misturas de sólidos quando um deles passa direto do estado sólido para o estado gasoso quando aquecido. Exemplo: uma mistura de enxofre e ácido benzóico, o ácido benzóico sublima.
- Copelação: este processo de separação é utilizado quando se tem misturas de metais em fusão, os quais tenham diferentes graus de afinidade com o oxigênio. Exemplo: aquece uma mistura de prata e chumbo nesseprocesso o chumbo oxidar por ter mais afinidade com o oxigênio é permanece apenas a prata.
2 – Sólido com líquido
- Filtração: é o processo que emprega corpos porosos, que deixam passar o líquido e retêm partículas sólidas. Exemplo: o coar o café.
- Decantação: consiste em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Exemplo: água com areia, quando se deixa em repouso a areia decanta no fundo dorecipiente.
- Centrifugação: é uma decantação acelerada que utiliza um aparelho chamado centrifuga. Exemplo: separar o soro do leite.
3 – Sólido com gasoso.
- Decantação: no caso de misturas sólidos gasoso o exemplo é quando uma sala fica sem movimento de ar a poeira se deposita no chão.
- Câmara de Poeira: faz-se passar a mistura pelo interior de uma câmara onde se encontram váriosobstáculos, dispostos alternadamente. As partículas sólidas são retiradas pelos obstáculos ficando apenas a parte gasosa. Exemplo: muito utilizado nas indústrias têxteis.
- Filtração: o exemplo é o aspirador de pó.
4 – Líquido com líquido
- Funil Separador: este processo se baseia na diferença de densidade ou dos componentes não serem miscíveis, é chamado ampola de bromo ou funil de separação por sereste equipamento utilizado para separar. Exemplo: mistura de gasolina com água.
5 – Líquido com gasoso.
- Aquecimento e Agitação: é utilizada em mistura líquido gasoso o aquecimento e agitação porque provocam o desprendimento de bolhas gasosas.

Separação de misturas homogêneas
1 – Sólido com líquido
- Evaporação: este método consiste em espalhar a mistura homogênea sólido-líquido em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!