Separação de corantes por cromatografia em camada

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Objetivo 5
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
4 CONCLUSÃO 8
Referências 9
Introdução

Entre os métodos modernos de análise, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido à facilidade com que efetua separação, identificação e quantificação das espécies químicas e misturas complexas. Nenhum outro método de separação é tão poderoso e de aplicação tão generalizadacomo a cromatografia. Os termos cromatografia, cromatograma e métodos cromatográficos, são atribuídos ao botânico russo Mikhael S. Tswett, que em 1906 utilizou estes termos para descrever suas experiências com extratos de folhas e gema de ovo. Tswett usou colunas de vidro contendo vários sólidos finamente divididos através das quais filtrou os extratos, lavando-os a seguir com éter de petróleo.Obteve assim, uma separação dos componentes em bandas coloridas ao longo das colunas. Os termos derivam das palavras gregas chrom (cor) egrafe (escrever), embora o processo não dependa da cor, exceto para facilitar a identificação dos componentes separados.
Existem várias técnicas cromatográficas, desde as mais simples, como cromatografia em coluna ou camada fina, até as mais sofisticadas. Umadelas é a cromatografia em camada delgada, que consiste na separação dos componentes de uma mistura através de uma placa de vidro que é recoberta por uma camada fina e aderente de partículas finamente divididas. Essa camada constitui a fase estacionária. As fases móveis são similares às cromatografias líquidas de alta eficiência. O grande desenvolvimento dessa técnica é consequência natural dasmúltiplas vantagens que ela oferece, tais como: fácil compreensão e execução, separações em breve espaço de tempo, versatilidade, grande reprodutividade e baixo custo. Ela pode ter aplicação via analítica ou preparativa, cuja escala depende da espessura da camada de adsorvente e da amostra em análise.
Uma placa de camada delgada é preparada pelo espalhamento de uma suspensão aquosa de umsólido finamente pulverizado sobre uma superfície de vidro ou plástico limpa ou sobre uma lâmina de microscópio. A placa permanece em descanso até que a camada seja formada e esteja fortemente aderida a superfície.
O desenvolvimento da placa é o processo pelo qual a amostra é arrastada através da fase estacionária pela fase móvel. Essa operação é análoga a eluição da cromatografia líquida. Aforma mais comum de desenvolver uma placa é colocar uma gota de amostra perto de uma extremidade da placa, e marcar sua posição com um lápis. Após a evaporação do solvente da amostra, a placa é colocada em um recipiente saturado com vapores do solvente de desenvolvimento. Uma extremidade da placa é imersa nesse solvente, tomando-se cuidado para evitar o contato direto com amostra e o desenvolvedor.Depois de o desenvolvedor ter atravessado metade ou dois terços do comprimento da placa, esta é removida do recipiente e secada. As posições do componente são separadas em diversas formas.




Objetivo

Realizar e analisar a separação de corantes através do método de cromatografia em camada delgada, relacionando a polaridade das amostras com a fase móvel e estacionária, estabelecendo aordem crescente de polaridade dos corantes analisados.
























RESULTADOS E DISCUSSÃO


Para realizar o experimento, quatro placas de CCD com sílica gel foram separadas, estas, foram marcadas com uma linha de base a uma distância de 0,5 cm da base e com a linha de frente (front) a uma distância de 6 cm da linha da base. Para aguardar a corridacromatográfica em todas as placas foram aplicadas as amostras e em cada cuba cromatográfica foi colocado solventes.
• Amostras:

1. Corante amarelo manteiga 0,01% em benzeno.
2. Corante vermelho sudan 0,01% em benzeno.
• Solventes:

1. Tolueno
2. Clorofórmio PA
3. Ciclohexano PA
4. Acetato de etila

Para discutir a corrida cromatográfica, é preciso determinar o Rf (relação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cromatografia em Camada Delgada
  • SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE CORANTES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA
  • SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA DE CORANTES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA
  • Separação de pigmentos de folhas verdes por cromatografia em camada delgada de sílica gel (ccd
  • SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS DE FOLHAS VERDES POR CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA DE SÍLICA GEL (CCD)
  • Cromatografia da camada de adsorção e camada delgada
  • Cromatografia em papel e Cromatografia em camada delgada
  • Cromatografia em camada delgada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!