Separação ácido benzóico de difenilamina em uma mistura

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA







SEPARAÇÃO DE ÁCIDO BENZÓICO E DIFENILAMINA EM UMA MISTURA













Química Orgânica Experimental

Joinville – SC
2014
INTRODUÇÃO


Ácido benzoico é um composto orgânico classificado como ácido carboxílico. Considerado um ácido fraco, sua utilização engloba a síntese deoutras substâncias e conservação de alimentos. Em contrapartida a difenilamina é um composto orgânico classificado como base fraca.
A mistura desses dois compostos em éter etílico forma uma solução homogênea passível de separação pelo método de extração por solventes quimicamente ativos. Tal extração é bem sucedida quando executada com substâncias ácidas e básicas.
A extração permite a separaçãodas substâncias em questão para eventuais análises, de cunho qualitativo ou quantitativo.
No presente trabalho, será efetuada a extração de ácido benzoico e difenilamina de uma solução homogênea.

















1. OBJETIVO

Realizar a separação de substâncias de caráter ácido (ácido benzoico) e básico (difenilamina) de uma solução orgânica.2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A extração por solventes quimicamente ativos, envolve a utilização de uma substância que reage quimicamente com a substância a ser extraída. É muito usada na separação de componentes de uma mistura ou na remoção de impurezas de um composto orgânico, este ultimo processo geralmente denominado lavagem. O processo é mais fácil de ser executado no caso desubstâncias ácido ou básico, por conversão em sal, geralmente solúvel na fase aquosa. A substância ácida ou básica, após a separação da fase aquosa, é extraída com um solvente orgânico apropriado (FRANCHETTI, 2011).
O ácido benzóico é um composto aromático, de fórmula química C7H6O2, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, descoberto em meados do século XVI. Trata-se do mais simples dos ácidoscarboxílicos (uma carboxila, COOH ligada a um anel benzênico), praticamente insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos e menos polares, como éteres, álcoois e benzeno. O nome oficial do ácido benzóico é ácido-benzeno-monocarboxílico (UNESP, 2002).

A obtenção do ácido benzóico para fins comerciais se dá pela oxidação parcial do tolueno com oxigênio, usado naftalenatos de manganês oucobalto como catalisadores ou pela oxidação do tolueno com solução aquosa saturada de permanganato de potássio. Outra forma de obtê-lo é a partir da reação do benzeno com cloreto de metanoíla, catalisado pelo cloreto de cobre I ou cloreto de alumínio, produzindo inicialmente o benzaldeído, posteriormente oxidado, dando origem, enfim, ao ácido benzóico. Também pode ser produzido por hidrólise danitrobenzila ou da benzamida , ou por carbonação do bromobenzeno. ( UNESP, 2002)










3. MATERIAIS E MÉTODOS


3.1 Materiais

- 15mL de éter etílico;
- 2g de ácido benzoico;
- 2g de difenilamina;
- 180mL de solução de NaOH 10%;
- 30mL de HCl 6M;
- 50mL de H2SO4 3M;
- Argola metálica;
- Balança semi-analítica;
- Bécker de 50mL, 100mL, 200mL;
- Funil de separação de 125mL;- Papel toalha;
- Proveta;
- Suporte universal;

3.2 Métodos

Primeiramente, em balança semi-analítica, foram pesados 2g de ácido benzóico e 2g de difenilalamina(base orgânica), e com a proveta foram separados 15mL da solução de éter etílico, e então, estes foram misturados em um Becker de 50mL. Esta mistura foi transferida para um funil de separação de 125mL , onde também foi adicionado60mL da solução de NaOH 10%. O funil foi agitado e aguardaram-se alguns instantes até a separação das fases, orgânica e inorgânica. A fase inorgânica contendo ácido benzóico foi separada em um Becker de 50mL. Em seguida, adicionou-se 30mL de HCL 6M. A mistura foi aquecida e aguardou-se o esfriamento da mesma.
No funil, onde permaneceu a solução de éter com difenilamina, foram adicionados 50mL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acido benzoico
  • acido benzoico
  • Ácido Benzoico
  • Acido Benzoico
  • Ácido benzoico
  • Ácido Benzóico
  • Acido Benzoico
  • Separação de misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!