Sentimentos e emoções

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
1 - INTRODUÇÃO

Nosso trabalho é sobre sentimento. Dentro deste, iremos mostra as mais diversas formar de sentimentos e emoções. E como é comum a idéia de que, quando a mente humana entra em ação, em primeiro lugar se formou o pensamento. Mas, numa camada mais profunda do que aquela que em que se forma o pensamento, surge o sentimento, que gera o pensamento. 
A força criativa não é acionadadiretamente pelo pensamento. Toda ação criativa é decorrente de um sentimento. Portanto, os sentimentos desempenham um papel muito importante, porque acionam todos os pensamentos e ações.
A Mente Subconsciente é a sede de todas as emoções, de todos os sentimentos. A Mente Consciente é apenas uma área mental onde são registrados os sentimentos já experimentados. Esta é a razão porque as emoções e ossentimentos gravados na Mente Subconsciente se manifestam com tanta força.
Vamos ver ainda a diferenciar de emoções e sentimentos, pois existe muita confusão, porque na verdade, elas caminham muito perto uma da outra. Até porque, todas afloram do mesmo ponto da mente, o subconsciente; embora as emoções sejam mais reptilianas, enquanto os sentimentos são mais límbicos.

2 - O que é Sentimento?O sentimento é uma experiência ou disposição afetiva de prazer ou desprazer com relação a um objeto, pessoa ou idéia abstrata e que carece da característica do sentimento a ligação com as necessidades culturais do ser humano. Isso porque os sentimentos surgiram com o desenvolvimento da espécie humana e como conseqüência das inter-relações sociais do homem. As necessidades e exigências sociaissão responsáveis pela existência do que chamamos sentimento.

3 - O que é Emoção?

É a emoção um estado psíquico cuja principal característica é o grau muito forte de sentimento e uma atividade motora quase sempre intensa. É uma vivência, uma experiência afetiva simples e que tem relação com a satisfação ou insatisfação das necessidades orgânicas do indivíduo. A não satisfação das necessidadesorgânicas da pessoa como água, ar, alimento, repouso, provoca emoções como raiva, desprazer, aflição. Por outro lado, a satisfação dessas mesmas necessidades causa prazer, alegria.
As emoções (alegria, raiva, tristeza, medo, angústia, afeição) são o reflexo da relação que existe entre os objetos e fenômenos e as necessidades e demais motivos da atividade do indivíduo. Quer dizer, as reaçõesemocionais e pendem em boa parte dos fatores somáticos cuja ação constitui o temperamento individual.

4 - RESPIRAÇÃO

A respiração é a forma mais poderosa à nossa disposição para nutrir e fortalecer as  condições de como lidar com os desafios emocionais e afetivos. As filosofias orientais já dominavam este conhecimento e faziam uso desta ferramenta há milênios. Bons exemplos são a yoga e osmantras.
Através da respiração é possível entrarmos rapidamente em contato com nossos sentimentos, observá-los por uma ótica mais clara e administrá-los. Se a respiração for leve e tranqüila — resultado natural da respiração consciente — a mente e o corpo irão lentamente se tornando leves, tranqüilos e claros. E da mesma forma os sentimentos
Na emoção a respiração é frágil, inadequada, ineficiente:não permite
verdadeira InspirAção (Ar, Oxigênio) ou ExpirAção (limpeza).

5 - Desenvolvimento dos sentimentos.

Segundo Wallon (1995, p. 17), as emoções se transformam ao longo da vida. Neste processo entram em relação com outras funções e passam a se expressar junto ou através delas. Durante o desenvolvimento, na interação com a realidade mediada pelos outros que a rodeiam, a criança vaiapropriando-se da linguagem e de formas sociais de comportamento que passa a interagir com a emoção, transformando-a.

Para Stocker (2002, p. 30 – 31), mostrar como as emoções participam de nossas vidas, e como são ligadas apenas aos nossos valores. Os sentimentos e as emoções são necessários para vidas felizes e satisfatórias de pessoas como nós, que vivem nas sociedades e culturas em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Emoções e Sentimentos
  • Emoções e Sentimentos
  • Emoções e sentimentos
  • Sentimentos e emoções
  • Eu emoçoes e sentimentos
  • Emoções e Sentimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!