sentimentos do mundo

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TRABALHO
DE
LITERATURA

´´Sentimentos do Mundo´´
Carlos Drummond de Andrade



NOME:


INDÍCE

INTRODUÇÃO
SENTIMENTO DO MUNDO
ANALISE DOS PRINCIPAIS POEMAS
VIDA E OBRA DO AUTOR
ESCOLA LITERARIA
CARACTERISTICAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA













INTRODUÇÃO

Os poemas deste livro foram escritos entre 1935 e 1940, época em que o mundo tentava se recuperar daPrimeira Guerra Mundial e enfrentava a ascensão de regimes totalitários: a Hitler na Alemanha, Franco na Espanha, Mussolini na Itália e Getúlio Vargas no Brasil. Dentro deste contexto histórico-social, Drummond revê seu fazer poético e toma consciência do mundo, voltando-se para a experiência coletiva.










SENTIMENTO DO MUNDO


Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Quando me levantar, o céu
estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo, morto
o pântano sem acordes.

Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário
trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço
que meperdoeis.

Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação
do sineiro, da viúva e do microscopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer.

esse amanhecer
mais noite que a noite.







ANÁLISE DOS PRICIPAIS POEMAS DO LIVRO

"Sentimento do Mundo" - Aqui o poeta nos revela sua limitação e impotência perante o mundo ("tenho apenas duasmãos/ e o sentimento do mundo"), mas se declara "cheio de escravos". "Sentimento do mundo" pode ser entendido também como um poema sobre o próprio fazer literário ("minhas lembranças escorrem"), onde os poemas ("escravos") surgem como armas ("havia uma guerra/ e era necessário/ trazer fogo e alimento") resultantes do "sentimento do mundo" do qual o poeta se conscientiza a partir dessa obra. Drummondrevela neste poema uma visão de mundo extremamente pessimista, com um amanhecer "mais noite que a noite".

"Confidência do Itabirano" - A alienação e o sentimento de dispersão que aparecem no primeiro poema do livro ("Sinto-me disperso,/anterior a fronteiras") são vistas como consequências do isolamento geográfico e social de um eu marcado pela decadência ("Tive ouro, tive gado, tivefazendas./Hoje sou funcionário público."). "Confidência do Itabirano" se fundamenta em uma série de antíteses ("vontade de amar" versus "hábito de sofrer", etc.), em um impasse poético entre o coletivo ("ferro nas calçadas") e o individual ("ferro nas almas"). A dor do poeta não é apenas causada pela saudade da terra natal, mas também pelo destino do país, que se modernizava e esquecia cidades comoItabira, que é "apenas uma fotografia na parede".

"Poema da Necessidade" - as inquietações e preocupações impostas pelo ritmo frenético da vida moderna são representados um atrás do outro por meio de repetições (anáfora). As necessidades que nos são impostas (ler isso, acreditar naquilo, fazer aquilo outro) contrastam com as necessidades mais básicas e verdadeiras do homem: "É preciso viver com oshomens/é preciso não assassiná-los". A necessidade de agir de acordo com os padrões e reprimir o ego esbarra no desejo íntimo.

"O Operário no Mar" - poema em prosa cujas imagens rompem a barreira do real fundamentando-se em bases surrealistas. O operário, figura idealizada do movimento socialista, aparece como um Cristo ("Agora está caminhando no mar"), mas seu corpo não é santo ("aparentementebanal") e não há nenhuma coisa que o ajude a passar pelas turbulências ("não vejo rodas nem hélices no seu corpo") do cotidiano. O poeta deixa claro que há uma diferença entre o trabalho braçal do operário e o trabalho (talvez cômodo) do fazer poético ao dizer: "Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sentimento do mundo
  • Sentimentos do Mundo
  • Sentimento do Mundo
  • Sentimento do Mundo
  • sentimento do mundo
  • Sentimentos do Mundo
  • sentimento do mundo
  • Sentimentos Do Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!