Sentimento Religioso e cosmovisão literária Entre a Teografia e a Teologia

2183 palavras 9 páginas
TEXTO 1
Sentimento Religioso e cosmovisão literária
Entre a Teografia e a Teologia

As Teografias ou as Escrituras Sagradas tem uma função fundamental no desempenho das religiões, e sua relevância se dá muito além do que registro e a documentação que se tem de ideias e / ou práticas religiosas, pois ela tem uma preponderante função revelar um mistério (théos) a partir de marcas (grafos) inscritas humano, ou seja, como experiências marcantes, como patografias. Segundo a tradição teografica ela é uma escrita que revela um modo de ser em que algo é assimilado de um modo de ser da divindade descrita, este processo chamaremos aqui de pensamento poético teológico.
O que traz fundamentação para uma religião, ou seja, que lhe dá fundamentos é sua essência pela compreensão de sua Revelação que vai constituindo sua identidade mais profunda.
Segundo o texto, pergunta-se: “...o que é Revelação, ou melhor, para sensibilidade moderna, como ela acontece?”
A categoria Revelação é fundamentalmente ligado ou “conectada” a uma pessoa em que esse Mist-ério vai se dando a conhecer, ou seja, o mist-ico, de modo em que vai se perdendo legado; no entanto, esse mesmo vai desvelando na cotidianidade. Desta forma, a religião é uma releitura do mundo.
O pathos é toda dimensão da prática do ser humano, ou ainda, demonstra toda condição afetiva como alguém que tem a sensibilidade de perceber-se afetado. Na condição de pathos que leva ou estimula o ser humano sentir afetado nasce a cliké que tem a capacidade de interpretar as causas e efeitos, ou seja, a dinâmica dos estímulos-respostas.
Na experiência linguística temos a experiência do significante que constitui a experiência primária fundante da religião, pois na linguagem literária temos a mediação que nos leva a des velar toda densidade da significância de sua teopathografia, que tem como vivencia a narrativa (grafia), de uma paixão (pathos), misteriosa (theos), que dá sentido à vida, ou cuida um logos.
O teólogo deve ser aquele

Relacionados