SENTIDO SOMÁTICO DO CORPO (SENSIBILIDADE)

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014





































NATAL
2014


















































SENTIDO SOMÁTICO DO CORPO (SENSIBILIDADE)
A pele é constituída por inúmeras estruturas que dotam os indivíduos com a sensação do tato, da pressão, do calor, do frio e da dor. Estes receptores encontram-sepor toda a superfície da pele, em concentrações diferentes, o que leva a uma maior ou menor sensibilidade, dependendo da zona do corpo humano.

1. HIPERALGESIA
A dor é uma sensação desagradável, a qual é um componente essencial do sistema de defesa do organismo. Fornece um rápido aviso ao sistema nervoso para iniciar uma resposta motora e minimizar o prejuízo físico.
No entanto, osestímulos nocivos intensos resultando em lesão tecidual frequentemente conduzem a um aumento na resposta a estímulos dolorosos subsequentes, chamado hiperalgesia, isto é, uma sensibilidade excessiva ou sensibilidade à dor.
Foi feito a assepsia na face ventral do antebraço direito do colega e com uma agulha arranhamos aproximadamente cerca de 2 cm de pele, fazendo traços profundos (massem sangrar) de forma quadrangular preenchido com traços verticais e horizontais. No antebraço esquerdo fizemos a mesma marcação do antebraço direito sendo que dessa vez com uma caneta sem provocar injuria.
Após as devidas marcações, testamos a sensibilidade das áreas passando a ponta da agulha e o chumaço de algodão. Foi relatado que houve dor no instante em que se passava a ponta daagulha no braço esquerdo, e o chumaço de algodão no braço direito.
Cerca de após uma hora depois testamos novamente as duas áreas arrastando a ponta de uma agulha e aplicando um tubo de ensaio contendo água a 40°C. O relato foi que houve maior sensibilidade no braço esquerdo, onde não houve injuria.


2. MAPEAMENTO DAS SENSAÇÕES CUTÂNEAS

Foi demarcada a área ventral do antebraço emquadrados pequenos e pressionado com uma agulha fina. Certos pontos responderam coma definida sensação dolorosa, ao passo que outras responderam apenas com a sensação de pressão.
3. PALESTESIA
Reconhecimento da sensação vibratória.
O estudo da sensibilidade vibratória já constitui rotina no exame neurológico e há um conceito firmado sobre a sua importância para o diagnósticoclínico. Assim, admite-se que a palestesia seja uma das formas da sensibilidade profunda e que suas modificações traduzam o acometimento das vias proprioceptivas. Dado que apenas na medula espinal e na metade inferior do tronco cerebral a sensibilidade profunda segue vias topograficamente distintas das percorridas pelas demais formas de sensibilidade, o estudo da palestesia teria particular valor noscasos de lesão nesses níveis.

Avaliação sensorial da vibração e da posição é feita com o braço e os movimentos que devem ser reconhecidas pelo paciente. Precisa do apoio em pontos ósseos como: acrômio, olecrano, processo estiloide, rádio e ulna, cristas ilíacas, joelho, tíbia, maléolo, sacro, ísquio, metatarso, metacarpo e falanges.
Durante o experimento observamos que avibração mais forte ocorreu no maléolo.

4. TOPOGNOSIA
Foi utilizado o compasse de Weber e com as duas pontas simultaneamente foi colocado no polegar, na nuca e na bochecha, feita três vezes com diferentes medidas, ou seja, diferentes espaços entres os pontos. O objetivo era saber se o colega sentia um ou dois pontos.
As distâncias foram 1 cm, 2 cm e 3 cm para ambos os lugares.
No polegar foisentido dois pontos quando marcavam 2 e 3 cm. Já na marcação de 1 cm, apenas um ponto;
Na nuca foi sentido um ponto em todas as distâncias;
Na bochecha foi sentido dois pontos quando marcavam 2 e 3 cm. Já na marcação de 1 cm, apenas um ponto.

5. ESTEROGNOSIA (Capacidade de conhecer, pela percepção táctil, a natureza, forma e propriedades físicas dos objetos).
O teste constituiu em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sentido somático do corpo na espécie homo sapiens
  • Sentidos Do Corpo Humano
  • PROJETO MEU CORPO E OS ORGAOS DOS SENTIDOS
  • Os 6 sentidos do corpo humano
  • Sentidos do corpo humano
  • A produção de sentidos sobre a imagem do corpo
  • Descobrindo o corpo atraves dos cinco sentidos
  • A TRILHA DOS SENTIDOS COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA A COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DO CORPO...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!