Sentido somático do corpo na espécie homo sapiens

Páginas: 7 (1687 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

As sensações somáticas correspondem aos mecanismos neurais responsáveis pela aquisição de informações sensoriais do que se passa em todo o corpo. Essas são reguladas pelo córtex cerebral, no qual existem algumas áreas funcionais sensitivas (áreas de projeções), responsáveis por essa sensibilidade geral do corpo, são as áreas somatossensoriais I e II. Tais áreas são situadasposteriormente ao sulco central (sulco de Roland), sendo a somatossensorial I anterior e maior do que a II. A somatossensoria l é responsável pelas sensibilidades geral do abdômen, da língua, dos dedos, da mão, do ombro, do pescoço, do tórax e da coxa. Dessa forma, através dessas áreas é possível ter a percepção de localização de sensações grosseiras e de diferentes pressões em diversas partes do corpo.Além de permitir a avaliação de forma (estereognosia), peso, textura de diversos objetos (GUYTON, 2006).
Pouco é conhecido acerca da área somatossensorial II, mas sabe-se que é uma área responsável pela sensibilidade geral da face, dos braços e das pernas, e que seus efeitos não interferem, aparentemente, sobre a resposta dos neurônios da área somatossensorial I (GUYTON, 2006).
As sensaçõessomáticas podem ser classificadas em três tipos fisiológicos: (1) as sensações somáticas mecanorreceptivas, que incluem as sensações de tato e de posição do corpo, cujo estímulo é o deslocamento mecânico de algum tecido do corpo; (2) as sensações termorreceptivas, que detectam frio e calor, e (3) a sensação a dor, que é ativada por qualquer fator que lesione os tecidos. (GUYTON, 2006).
As sensaçõessomáticas são também frequentemente agrupadas em outras classes: Sensações exterorreceptivas, são aquelas provenientes da superfície do corpo. Sensações proprioceptivas são aquelas que se relacionam com o estado físico do corpo, incluindo as sensações de posição, as sensações provenientes dos tendões e dos músculos, as sensações de pressão na sola do pé e até mesmo a sensação de equilíbrio. Assensações viscerais que são as provenientes das vísceras (órgãos internos) e as sensações profundas que são provenientes dos tecidos profundos como fáscias, músculos e ossos. (GUYTON, 2006).
Por fim, é importante expor que essas sensações somestésicas captadas e interpretadas pelo córtex somatossensorial são classificadas quanto ao tato em epicríticas (discriminadas, refinadas) e protopáticas(indiscriminadas, não refinadas), e quanto à propriocepção (noção espacial do corpo) em consciente e inconsciente. Assim, a partir do tato epicrítico, somado à propriocepção consciente permitem a discriminação de dois pontos e o reconhecimento da forma e tamanho de objetos colocados na mão (MACHADO, 2005).
O objetivo geral da prática é experimentar várias sensações somestésicas para compreender osmecanismos sensoriais de detecção, sensação e percepção presentes no homem.

2 METODOLOGIA

Durante a prática realizada, foram observadas as sensações somestésicas de tato leve, sensibilidade álgica, topognosia, estereognosia e grafestesia de um indivíduo da espécie Homo sapiens. Para isso, escolheu-se um indivíduo da bancada para realização de tais testes, e durante estes a pessoa permaneceu comos olhos fechados durante todo o procedimento para que não houvesse interferência do órgão visual sobre os estímulos percebidos.
Para a observação do tato leve, com um pincel de cerdas delicadas, tocou-se alternadamente as regiões cutâneas, ventral e dorsal, de ambas as mãos do voluntário, correspondentes à inervação distal dos nervos mediano, radial, e ulnar. Enquanto isso o analisador daexperiência encarregou-se de assinalar com sinal de “+” se o voluntário confirmasse o estímulo, e com sinal de “-” caso não houvesse estímulo. Além das mãos, foi analisado também o tato leve na superfície da cabeça, verificando a integridade funcional dos três ramos do nervo trigêmeo (V), comparando a captação do estímulo no lado direito com a no lado esquerdo.
Logo após foi realizado teste para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A espécie Homo sapiens
  • Estudos dos reflexos somáticos em homo sapiens
  • SENTIDO SOMÁTICO DO CORPO (SENSIBILIDADE)
  • Reflexos autonômicos na espécie homo sapiens
  • O APARECIMENTO DO HOMO SAPIENS- uma espécie que trabalha
  • Estudo do controle da glicemia na espécie homo sapiens
  • Homo sapiens sapiens
  • Homo sapiens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!