Sentido da existência - Relação com VergílioFerreira

417 palavras 2 páginas
Sentido da existência
Vergílio Ferreira tem um ponto de vista bastante peculiar acerca daquilo que é realmente original. Para este autor, a verdadeira originalidade reside em olharmos para uma coisa banal, aparentemente sem nada para ser descoberto, acabada, inata, e apresentar um ponto de vista completamente diferente daquilo a que estamos habituados, no qual nunca ninguém houvera pensado. De facto, muitos vezes adotamos uma posição dogmática perante as coisas, aceitando as verdades que nos são impostas, nunca nos questionando quando estas são aparentemente banais e sem importância. Contudo, muitas vezes, estas são as mais importantes. As “coisas velhas” referidas pelo autor são tão constantes na nossa rotina que achamos que não há nenhum mistério por detrás delas, o que nos leva a desperdiçar o nosso tempo a tentar inventar novas ideias, quando aquelas que nós tomamos como adquiridas são na realidade mais complexas, vastas e ricas do que nos salta à vista. Além disso, estas são as ideias base sobre as quais nós podemos inventar novos conceitos, pelo que estes não têm grande relevância se as ideias base não forem vastamente exploradas e pensadas.
Um exemplo de tudo isto é a Natureza: todos os dias estamos em contacto com ela, mas quantos não são os mistérios que ainda estão por desvendar. Contudo, nós olhamos para ela de uma forma acrítica, dando-a como uma verdade incontestável, sendo incapazes de emitir um novo juízo acerca muitos dos seus elementos.
Estabelecendo um paralelo com a nossa vida, quantas vezes nós, no nosso dia-a-dia, quando somos confrontados com certos obstáculos, não procuramos uma solução muito elaborada e floreada, quando podemos simplificar e optar por uma solução mais fácil e eficaz.
Em suma, Vergílio Ferreira defende que nós devemos mergulhar na imensidão das coisas que consideramos comuns, ao invés de tentar descobrir outras novas, pois isto é que é ser original, olhar para algo que todos já viram e reviram, mas vê-lo de uma maneira

Relacionados