Sensores e Atuadores

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SENSORES E ATUADORES

Joel Perin Ceolin1

Jorge Dela Justina Ascari2

Maico Bagio Bianco3

Simão Enkel Willemann4



Resumo: A competitividade e a busca do sucesso entre empresas gera uma necessidade de aprimoramentos constantes no espaço produtivo. Os sensores e atuadores vêm ao encontro dessa ideia. A seguir uma breve explanação de algumas características dos temas abordados nesseartigo. Os sensores de temperatura são usados em lugares como: veículos, máquinas de injeção, caldeiras e eletrodomésticos. Os sensores de presença são utilizados para reconhecer peças, objetos ou ainda pessoas e subdividem-se outros grupos conforme suas especificações: sensores ópticos, indutivos, capacitivos e ultrassônicos. Umas das aplicações dos sensores de posição são os robôs exploradores,utilizados em lugares que oferecem perigo ao ser humano ou no melhoramento de processos. E os atuadores são comandados por um sistema que lê o sinal dos sensores e através de um comando lógico liga ou desliga o mesmo por exemplo.

Palavras-chave: Engenharia, física, automação industrial e eletrotécnica.

1 INTRODUÇÃO
A busca por resultados mais satisfatórios e rentáveis em todos os setoresdentro das indústrias segue a passos largos, e em constante movimento. Com isso é importante que todas as áreas estejam correlatas para que haja um objetivo definido. Sustentabilidade, energia elétrica, e controle de qualidade nos produtos, são fatores que estão muito observados pelas empresas nos dias de hoje. Diante disto, o uso de sensores se faz fundamental para monitorar, regular, monitorare controlar a automação das máquinas e instalações envolvidas nos processos de fabricação (FRANCHI, DE CAMARGO, 2009, p.57). O Presenta artigo tem a função de abordar os seguintes temas: sensores, que são dispositivos que detectam sinais físicos, e transmitem um impulso para um receptor. E os atuadores, que se referem aos relés, motores, solenóides, válvulas e cilindros hidráulicos ou pneumáticos,que trabalham geralmente em alta potência em um sistema controlado eletronicamente pelo comando dos sinais captados pelos sensores.

2 DESENVOLVIMENTO

Os sensores são divididos em grupos, em função de suas características, e funções. Nesse artigo serão abordados os seguintes tipos: sensores de temperatura; presença e posição. A seguir o tema dos atuadores também será abordado. Existemtambém outros tipos de sensores, que não serão mencionados apenas para titulo de informação, são eles: sensores de força, velocidade, luz, pressão, som e gases.

2.1SENSORES DE TEMPERATURA

Atualmente nos processos de produção, vários locais precisam de um monitoramento de temperatura, tanto por razões de segurança como por evitar situações de superaquecimento de componentes ou materiais. Umsensor de temperatura é um transdutor que quando detecta variabilidade de temperatura emite um impulso elétrico. É utilizado, por exemplo, em uma maquina injetora de plástico, ou em algum processo químico que dependa exclusivamente de uma temperatura especifica para que ocorra. A seguir serão mencionados os principais tipos. Um deles é o Par Bimetálico, “este é um dispositivo muito simples queconsiste em duas faixas compridas de diferentes tipos de metal, soldadas ao longo de sua extensão”. (PAZOS, 2002,p.142). Os sensores de Resistência Elétrica, Termistores, Junção Semicondutora e os Termopares também são exemplos desses sensores.

2.1.1 SENSORES DE PRESENÇA

Necessários na automação industrial e na robótica, os sensores de presença são utilizados para reconhecer peças, posições oupresença das mesmas em um determinado local. µSwitches e/ou Reed Switches são exemplos desse sensor. Os sensores de presença ainda se dividem em outros grupos, são eles: sensores ópticos, indutivos, capacitivos e ultrassônicos. ”Os sensores óticos estão baseados num raio de luz, em geral infravermelho, gerado por um emissor e recebido por um receptor”. (PAZOS, 2002, p.150). O emissor emite uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensores e atuadores
  • Sensores E Atuadores
  • Sensores e Atuadores
  • sensores e atuadores
  • Sensores e Atuadores
  • sensores e atuadores
  • Sensores e Atuadores
  • Sensores e atuadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!