Sensores Ultrass Nicos

606 palavras 3 páginas
Sensores ultrassônicos
Caracterizados por operar um tipo de radiação não sujeita a interferência eletromagnética e totalmente limpa, o que pode ser muito importante para determinados tipos de aplicações. De maneira a operar eficientemente na detecção de objetos (diversos tipos) a pequenas e grandes distancias que variam desde milímetros a metros.
Pode ser usados para detectar passagem de objetos numa linha de montagem, detectar presença de pessoas ou ainda de substancias em diversos estados num reservatório
Modo de funcionamento:
Semelhante ao princípio de operação usado por morcegos para detecção de objetos e presas em seu voo cego. Primeiramente uma onda de vibração ultrassônica de pequeno comprimento reflete em pequenos objetos e são captadas por um sensor colocado em apropriada posição. A frequência da onda é de suma importância, pois determina as dimensões mínimas do objeto a ser detectado, ou seja, o objeto deve possuir uma dimensão que se aproxime da frequência da onda.
Os sinais atravessam objetos que possuam dimensões muito menores que a frequência do sinal enviado, logo sons com frequência comum não devem ser usados nesse tipo de sensor.
Constituído por um emissor e um receptor fixados num mesmo conjunto, porem separados um do outro de acordo com o posicionamento do objeto a ser detectado.
Emissor: pode ser magnetostritivo ou piezoelétrico.
Magnetostritivo: um diafragma de metal vibra a partir do campo magnético alternado produzido por um circuito oscilador.
Piezoelétrico: uma cerâmica vibra por deformação quando uma alta tensão alternada lhe é aplicada.
O movimento do objeto pode ser detectado com precisão pela presença do efeito Doppler (utiliza velocidade do som), onde um sinal de onda com frequência conhecida é refletido no objeto, que está em movimento, e retorna alterado pela presença do movimento.
A distância entre o objeto e a fonte emissora quando alterada modifica o comprimento de onda a ser recebido pelo receptor. Caso o objeto se afaste do

Relacionados

  • Livro Estado S Lido
    134533 palavras | 539 páginas