Sensores de nível

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Resumo
O trabalho é composto pelo estudo de sensores de nível líquido e suas aplicações na indústria química em geral, composta por caldeiras, tanques, fossos e outros. Estudamos cinco tipos de sensores, condutivo, bóia pêra, régua externa, super sônico e hidrostático, pois são os tipos mais aplicados na indústria, onde foi enfatizado o sensor condutivo existente em nossa planta do processoanalisado. O processo se descreve por uma caldeira aquatubular alimentada por três diferentes tipos de combustíveis. A planta foi anexada para uma melhor visualização do processo.
Cada tipo de sensor pode possuir um tipo de instalação e funcionamento, porém todos possuem o mesmo objetivo, medir o nível do líquido em questão. Os conceitos de medição são simples, porém com a necessidade de diferentesaplicações nos mais diversos locais são necessários estudos para se obter qual o melhor sensor para determinada situação.
Após o estudo dos sensores decidiu-se explicar um pouco sobre o conceito do processo de geração de vapor através de caldeiras devido a sua grande importância para indústria química em geral.

Introdução
A geração de energia através de vapor foi criada a um bom tempo atrás,porém com o passar dos anos se demonstrou um método extremamente eficaz e econômico, sendo utilizado nos dias atuais em diversos pólos químicos. Assim, as caldeiras se tornaram um equipamento de grande importância a ser estudado.
Sendo um instrumento de total relevância, o sensor de nível líquido, localizado um estágio antes (no tanque de alimentação de água ou até mesmo dentro dela), tem comoprincipal objetivo manter o nível de água para uma boa alimentação da caldeira. Com isso, obtém-se um processo de produção de vapor mais constante, evitando a ocorrência de superaquecimento ou danos maiores.
O processo estudado foi baseado em uma caldeira aquatubular existente dentro de uma planta química.
Revisão Bibliográfica
Durante as pesquisas, não foi encontrado algo diretamente relacionadocom o assunto em questão. Dessa forma, foi necessária a busca de partes diferentes do assunto visando o contexto.
Foi necessária a pesquisa particular sobre caldeiras, e outra sobre sensores e seus mais diversos usos, onde foram encontrados vários tipos de sensores e suas diferentes formas de utilização.
Os trabalhos, apostilas e livros e artigos foram citados na revisão bibliográfica.
1.Caldeiras
1.1. Importância e Utilizações
Vapor de água é usado como meio de geração, transporte e utilização de energia desde o desenvolvimento industrial devido ao seu baixo custo, inúmeras possibilidades de utilização e levando em conta o fato de que a água é o composto mais abundante da Terra.
A maioria das indústrias de processo químico tem vapor como principal fonte de aquecimento: reatoresquímicos, trocadores de calor, evaporadores e diversos tipos de equipamentos térmicos.
O vapor saturado tem a grande vantagem de manter a temperatura constante durante a sua condensação a pressão constante, sendo assim a pressão de condensação do vapor saturado controla indiretamente a temperatura dos processos.
As faixas de temperaturas de até 170ºC utilizam vapor saturado até 10 Kgf/cm2, cujatemperatura de saturação é 183ºC. Nessa faixa está a grande maioria de pequenos e médios consumidores de vapor.
Em utilização industrial, podemos classificar os geradores de vapor de acordo com a pressão de trabalho:
- baixa pressão: até 10 kgf/cm2;
- média pressão: de 11 a 40 kgf/cm2;
- alta pressão: maior do que 40 kgf/cm2;
Com isso, notamos a importância das caldeiras no meio industrial e suaelevada importância devido a economia ou até mesmo pela ampla gama de utilidades que possui.
1.2. Processo Estudado
Escolheu-se o processo de produção de vapor com objetivo de geração de energia e outros fins dentro de um pólo industrial devido a sua grande importância e diversidades de utilização. Onde a planta é composta por uma caldeira aquatubular,alimentada por 3 tipos diferentes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensores de Nível
  • Sensores de nível
  • SENSORES DE NÍVEIS
  • sensor de nível
  • Sensor Nivel de água
  • Sensores de nível mecânicos à bóia
  • Sensores de nivel na destilacao
  • sensor de nivel capacitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!