SENSOR DE ROTAÇÃO PARA O CONTROLE DE UM NAVIO ALIVIADOR COM SPD

3733 palavras 15 páginas
PME2451 – Medições de Grandezas Mecânicas

Sensor de rotação para o controle de um navio aliviador com spd

Prof. Dr. Edilson Hiroshi Tamai

Alunos:
Felipe Barbosa Carmona Monteiro – 6849536
Caio Luís Martins Pompéia – 7208967

Sumário

1. Introdução
Um navio aliviador é embarcação utilizada para escoar a produção de petróleo ou gás de unidades produtoras Off-Shore quando não há opção de escoamento por oleoduto ou gasoduto, sendo esse processo conhecido como Offloading.
Durante a situação de Offloading, é necessário que a embarcação se mantenha a uma posição segura em relação à plataforma para que não ocorra a parada de transferência de petróleo ou gás por questões operacionais ou por uma eventual colisão.
Atualmente, o sistema de posicionamento dinâmico (SPD) é um método bastante empregado atualmente para que se realize essa posição relativa, o qual se baseia no sensoriamento do navio e na atuação de propulsores que respondem às influencias ambientais como vento, ondas e corrente contrapondo-as de forma que o navio permaneça na posição desejada. Portanto, o sensoriamento é de vital importância para a aplicação do método SPD.
Este trabalho tem por finalidade analisar o sensoriamento do ângulo e da velocidade de yaw do navio aliviador durante o processo de Offloading, tomando como referência o trabalho que está sendo realizado este ano na matéria de Controle e Aplicações pelos alunos André dos Santos Cerciari, Erik Seifer Januska, Rafael Demetrio Corrêa e Felipe Barbosa Carmona Monteiro.

Figura - Transferência do óleo armazenado no FPSO* OSX-1 para um navio aliviador
2. Descrição do problema de medição
A seguir será descrito o problema tratado neste trabalho.
2.1. Trabalho de Controle e Aplicações
Como dito anteriormente, este trabalho está relacionado com um trabalho do curso de Controle e Aplicações que está sendo realizado paralelamente a este, sendo que o tema do trabalho é a modelagem e o controle de

Relacionados