Sensopercep O 1

803 palavras 4 páginas
Sensopercepção
O termo sensopercepção é utilizado para se referir a processos complexos através dos quais tomamos conhecimento do mundo. Esses processos são basicamente sensitivos e perceptivos. Em virtude de dificuldades de se distinguir que etapa está afetada em certos fenômenos psicopatológicos, consagrou-se o uso do termo sensopercepção.
Percepção é a tomada de conhecimento sensorial de objetos ou de fatos exteriores mais ou menos complexos. Hoje em dia, afirma-se que percepção não resulta simplesmente do conjunto de estímulos e sensações. Esses estímulos sensoriais são confrontados com experiências passadas registrados na memoria e com um contexto sociocultural em que vive o sujeito e que atribui significado as experiências. Sensação é o fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alterações nos órgãos receptores, estimulando-os.
Os
estímulos sensoriais fornecem a alimentação sensorial aos sistemas de informação do organismo. As formas de sensação são geradas por estímulos específicos, como os visuais, táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cenestésicos.
O elemento básico do processo de sensopercepção é a imagem que se caracteriza pelas pela nitidez, corporeidade, estabilidade, extrojeção, ininfluenciabilidade voluntária e completitude. Já a imagem representativa é a reapresentação de uma imagem na consciência e se caracteriza pela pouca nitidez, pouca corporeidade, instabilidade, introjeção, incompletude. Dentro da imagem representativa existem alguns subtipos como imagem eidética, pereidolias, imaginação e fantasia (fantasma).
Alterações quantitativas da sensopercepção
São alucinações, as ilusões e outros fenômenos do tipo. Essas alterações se dividem em dois tipos as quantitativas e as qualitativas.
As alterações quantitativas, as imagens perspectivas tem intensidade anormal, para mais ou para menos. Dividindo-se em:
- Hiperestesia: no sentido psicológico

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas