senso perceptivo

Páginas: 23 (5724 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
1. ALTERAÇÕES DA PERCEPÇÃO

1.1 - SENSAÇÃO

Em seu significado preciso, a sensação é o fenômeno psíquico elementar, que resulta da ação estímulos físicos, químicos ou biológicos (da luz, do som, do calor) sobre os nossos órgãos dos sentidos. Existe uma relação causal entre o estímulo exterior e o estado psicológico. Segundo E.D.Adrian a nossa mente recebe todas as informações que podem serobtidas das mensagens originadas nos receptores resultando que a projeção mental dessas mensagens é uma cópia próxima dos acontecimentos físicos, no nervo sensitivo.
A sensação e classificada em dois grupos: As sensações externas e as sensações internas.

1.1.1 - AS SENSAÇÕES EXTERNAS

Refletem as propriedades e aspectos isolados das coisas e fenômenos que se encontram no mundo exterior,chamadas de sensibilidade especial. Ao conjunto de sensação chama se especial pois nesse grupo se incluem as sensações visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis. Existem quatro espécies de excitantes: mecânicos, físicos, químicos e elétricos.

Para que se processe uma sensação são indispensáveis as seguintes condições: A excitação de um órgão sensorial(receptor); 2- A transmissão daexcitação, através de vias sensitivas, ao centro cortical; 3- A recepção pelo cortical. Exemplo: as sensações externas se produzem deste modo: um agente do meio externo, um som, provoca uma impressão em nosso ouvido: essa impressão determina uma modificação no nervo auditivo; em seguida, essa modificação é conduzida ao centro cortical correspondente.ao atingir o cérebro, a excitação inicial é percebidacomo sensação.

I.P.Pavlov chama de Analisadores: conjunto anátomo- fisiológico que constitui os aparelhos sensoriais necessários à recepção das sensações. Esses são formados de três partes essenciais: a) Receptor periférico, que recebe os estímulos. b) - Nervos aferentes, que conduzem a excitação aos centros nervosos; c) Centros corticais, correspondentes à terminação das fibras nervosas, ondese processa a elaboração dos impulsos nervosos procedentes do exterior. A parte central é órgão da síntese superior e da análise da excitação, em outras palavras é o portador de funções específicas e altamente desenvolvidas.

1.1.2 - AS SENSAÇÕES INTERNAS

Refletem os movimentos de partes isoladas do nosso corpo e o estado dos órgãos internos. Esse conjunto chama sensibilidade geral. Osreceptores estão localizados nos músculos, tendões e nos diferentes órgãos da economia. Esse grupo são representados por três tipos de sensações: motoras, de equilibrio e orgânicas.

As sensações motoras nos orienta sobre os movimentos dos membros e do nosso corpo. As sensações de equilíbrio provêm da parte interna do ouvido e indicam a posição do corpo e da cabeça.

A sensibilidade geralmanifesta-se sob a forma de sensações de fome, de sede, de fadiga, de mal estar ou de bem estar. A cenestesia é o resultado da concordância das impressões que chegam aos centros corticais procedentes de todos os organismos.

A existência e a realidade do despertar de uma sensação podem ser comprovadas pelo estabelecimento de uma correlação entre as modificações observadas e as condições de estimulação.Essa existência também podem ser demonstrada em algumas enfermidades orgânicas do sistema nervoso central. Em certos casos de hemiplegia acompanhadas de afasia e agonias, os enfermos perdem a capacidade de síntese (unificação) e fazem referência a sensações isoladas.

As sensações são os elementos estruturais simples da forma da percepção.
O conceito de sensação, como dado psíquico elementar,desempenhou importante papel no sentido de estabelecer as relações mais simples entre as vivências psíquicas sensoriais e os processos biológicos e físicos que lhes serve de base. Para cada tipo de sensação foi determinado o processo fisiológico correspondente.
Além disso, foi possível determinar o mecanismo de adaptação dos orgãos sensoriais aos estímulos do meio exterior.

1.1.3 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo perceptivo
  • Desenvolvimento perceptivo
  • Senso
  • senso
  • senso
  • Senso
  • Sensos
  • senso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!