Senso comum e saber científico

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
     O saber popular sempre foi utilizado para tratar as doenças que acometem o ser humano. Desde o uso de meios religiosos, como a reza, ao uso de plantas medicinais; Tudo isso era usado como formade curar os enfermos. Com o avanço da ciência proviniente do Renascimento Cultural, pós- idade média, esse tipo de prática veio perdendo seu mérito. Repensando isso, nos dias de hoje se discute aarticulação de saberes técnicos e populares, resgatando-se o valor do senso comum.
             A promoção da saúde, que consiste na integração do saber popular na ciência, afim de reestabelecer acondição de indivíduo integral, com parte física e mental, tem ganhado grande aceitação; Afinal, essa prática faz parte do plano atual da medicina: Enxergar o paciente como um todo, analisando seus aspectospsicossocioambientais, fazendo com que cada pessoa seja vista de maneira singular e recebendo um diagnóstico cada vez mais condizente com a realidade.
              Todo saber científico surgiu deum saber popular. Portanto, a prática que os envolve não pode ser enxergada de maneira compartimentalizada, pois toda forma de saber é válida e pode trazer benefícios para nossa vida. A ciência pode edeve estudar a forma com que as práticas populares influenciam no organismo humano sem preconceito e sem diminuir sua utilidade; Dessa forma valorizamos o senso comum da maneira como deve servalorizado, e trazemos melhorias para o nosso cotidiano. 
               No século 17 Renne Descartes apresentou a ideia de que a medicina deveria ser centrada na detecção de uma doença e posteriormente nabusca de sua cura. Essa análise fez com que os profissionais da saúde, muitas vezes, negligenciassem os aspectos psicossocioambientais que envolvem a condição saudável do paciente, deixando decompreender esses fatores como sendo essenciais para determinar as necessidades do enfermo.
              A teoria de Descartes dissociava o ser humano em mente e corpo, valorizando somente o aspecto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senso comum e Senso científico
  • Senso comum e conhecimentos cientificos
  • senso comum e pensamento cientifico
  • Senso Comum e Pensamento Cientifico
  • Filosofia , senso comum e senso cientifico
  • Senso comum e conhecimento científico
  • conhecimento científico e senso comum
  • conhecimento cientifico e senso comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!