Sensações

Páginas: 7 (1634 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
TEMA:
O MUNDO DAS SENSAÇÕES.

NECESSIDADE:

Esse projeto está sendo elaborado a partir da necessidade das crianças em relação ao desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, pois como estão em uma fase onde há um grande progresso nesses aspectos, necessitam de atividades e espaços significativos para desenvolverem-se plenamente.

JUSTIFICATIVA:

A partir deste projeto quero trabalhar ossentidos e para isto desenvolver atividades e brincadeiras que explorem e estimulem bem o imaginário das crianças em relação ao tema.
É a partir da exploração que a criança constrói seu conhecimento do mundo. E são os fatos e fenômenos da natureza e do seu meio social que são os principais geradores de criação. Dessa forma, a criança procura, age, observa, experimenta, vê, pega, cheira e seapropria do conhecimento, constrói para si uma ideia de mundo. É assim que a criança cresce construindo conceitos, dominando procedimentos e estabelecendo atitudes que facilitarão a sua adaptação ao mundo.

OBJETIVO GERAL:

Aperfeiçoar e mediar o desenvolvimento dos sentidos, explorando o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Analisar e selecionaros diversos materiais, texturas que serão manipulados;
Aprimorar a linguagem oral;
Incentivar a expressão corporal e movimentos em geral;
Explorar os sentidos;
Promover um melhor desenvolvimento da coordenação motora;
Respeitar a individualidade da criança.




FUNDAMENTAÇÃO TEORICA:

A criança como cidadã caracteriza-se por ser um sujeito ativo, onde a situação sociocultural, ascondições econômicas, o sexo e a etnia exercem grandes influencias sobre ela e seu comportamento. Desta forma o conceito de criança passa a não ser único, mas depende de vários fatores e do contexto onde ela está inserida. O desenvolvimento da criança do nascimento aos 4/5 anos de idade é de fundamental importância para a vida futura. Neste mesmo desenvolvimento deve-se focar o fator “individualidade”,aspecto este de fundamental importância para a formação da personalidade.
O fato é que cada pessoa é única e esta regra não muda para as crianças, independente dos fatores hereditários ou do meio em que vive. Outro fator importante sobre a individualidade é o ritmo. Cada criança tem seu ritmo próprio, umas podem ser mãos rápidas e outras mais lentas, para resolver qualquer tipo de atividade. Masalguns estudos já comprovam que estas características são inatas portanto, o adulto deve respeitar o ritmo de cada uma, caso contrário só irá prejudicar a criança.
Para o seu completo desenvolvimento a criança precisa estabelecer vínculos. A aprendizagem acontece na interação com outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças. Dentre um dos recursos que a criança utiliza para seudesenvolvimento e aprendizagem esta os sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato), as brincadeiras e a imitação.
Segundo SANTOS (1999,p.62) “ O desenvolvimento Visual e Tátil desenvolve-se através de experiências e maturidade das células nervosas, sensoriais, motrizes (movimento e impulso) e conectivas (estabelece uma conexão). A capacidade de ver e perceber as coisas do mundo externo leva a criançaao desenvolvimento da imaginação.”
As sensações táteis possibilitam o conhecimento o conhecimento de mundo de outra forma, tateando e sentindo as diferentes texturas, provocando sensações agradáveis ou não, enriquecendo os sentimentos e oferecendo condições para conhecer e perceber as diferenças e semelhanças dos objetos e pessoas.
Desenvolvimento auditivo, os sons podem provocar reaçõesdiversas tanto ruídos bons como os ruins. Segundo SANTOS (1999, p. 64) “ A música desempenha importante papel na discriminação auditiva.”
Por isso é de grande importância, estar utilizando as músicas e canções como materiais de apoio pedagógico, e junto a ela proporcionar estímulos dos gestos, como as palmas, bater os pés, assobiar, etc. As batidas rítmicas são uma importante forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensações
  • sensações
  • Sensações
  • Fisiologia das sensações
  • Questoes Sensações
  • Química das sensações
  • Sensações somaticas
  • Sensações somáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!