Sensações a flor da pele

Páginas: 8 (1919 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Sensações a Flor da Pele


A derme tem estreita ligação com o sistema nervoso central: capta sensações, evidencia conflitos psíquicos e estabelece limites entre o mundo interno e o universo externo, refletindo aspectos psicológicos e fisiológicos.
Por Marisa Muller é psicóloga, doutora em psicologia, professora da Universidade d Vale dos Sinos (UNISINOS) e membro do Instituto Brasileiro depsicologia da Saúde. Autora de Psicossomática: uma visão simbólica do vitiligo (Vetor, 2005)
Tatiana Helena José Facchin é psicóloga, mestranda em psicologia clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e membro do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde (IBPS).
A pele, maior órgão do corpo humano - só o cérebro tem mais funções- é vital para a vida humana: éresponsável pelo tato, considerado o mais delicado dos sentidos, e pela respiração; faz mediação de sensações e as transmite ao sistema nervoso, protege os órgãos internos, regula a temperatura e ainda funciona como barreira contra as bactérias. Do ponto de vista psicológico, faz a contenção e estabelece limites entre o mundo externo e o universo do mundo interno – age como um sistema de “abrigo daindividualidade”. Como escreve o
pesquisador G. Strauss, “ao mesmo tempo em que nos protege, é a fachada que nos expõe”.
O psicanalista francês Didier Anzieu chegou a escrever que a derme é o “envelope psíquico” do corpo. Ele considera que é por meio das experiências físicas e com a mãe que a criança desenvolve a idéia subjetiva de eu. Daí esse autor usar o termo Eu - pele. Não seria exageradodizer que a derme tem um papel “egológico” (ego), nos referindo à construção da autoimagem e da autoconfiança. Alguns autores relatam que funções sensoriais permitem a compreensão de si mesmo e o encontro com o outro, já que o órgão epitelial é claramente envolvido por questões emocionais.
Pessoas que não tiveram suas necessidades de estimulação cutânea apropriadamente supridas na infância podemapresentar tendência a regredir em momentos emocionais críticos, apresentando problemas relacionados à pele. Inúmeras pesquisas mostram que o vitiligo, por exemplo, se manifesta após situações de estresse vinculadas a ameaças ou perdas (veja no quadro: Vitiligo: As Manchas Brancas que se Alastram).
O TOQUE É FUNDAMENTAL EM TODAS AS FASES DA VIDA, tem importância especial nos anos iniciais: por meiodele, o bebê se sentirá amado, amparado, consolado, contido. O que permitirá o surgimento de um sentimento futuro de unidade. Segundo a dermatologista americana Caroline Koblenzer, quando experiências estressantes que parecem excessivas para o psiquismo aniquilam as defesas do organismo, surge uma espécie de falha no mecanismo de enfrentamento psicológico, que podem ativar medidasemergenciais, transmitidas neurologicamente, que alteram o equilíbrio biológico, provocando o desenvolvimento da doença. Porém, é possível lançar outro olhar sobre a patologia, entendendo-a como um mecanismo de defesa, uma tentativa da psique de estabelecer um equilíbrio entre instâncias conscientes e inconscientes, entre o “fora e o dentro”. Em estudos realizados com pacientes comvitiligo pudemos constatar a existência de conteúdos reprimidos (processos psíquicos não elaborados), somatizados como sintomas
físicos, manchas brancas. Podemos interpretar a despigmentação como aquilo que não é vivido (não integrado à consciência). É a concretização de vazios que clamam por significados. A despigmentação da pele, a perda da cor, poderia significar o sofrimento psíquico, odescolorido da alma.

O EU E O OUTRO

A pele tem estreita ligação com o sistema nervoso central, pois ambos são derivados do mesmo tecido embrionário: a ectoderme. Assim, é possível compreender melhor o porquê de essa área do corpo ser tão sensível às percepções, sensações e emoções e estar em maior contato com os desejos, necessidades, medos e conflitos dos quais a própria pessoa nem sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo a Flor da Pele
  • Prointer A flor da pele
  • AMOR À FLOR DA PELE E SUAS MIL IMPRESSÕES
  • Curiosidades do filme amor a flor da pele
  • “FLOR DA PELE”: ANÁLISE ESTILÍSTICA DA COMPOSIÇÃO DE ZECA BALEIRO.
  • Sensações
  • Sensações
  • Sensações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!