SenRem U5

3474 palavras 14 páginas
Unidade
ELEMENTOS DE
FOTOINTERPRETAÇÃO:
ELABORAÇÃO DE MAPAS DE
USO DA TERRA/COBERTURA
VEGETAL
Objetivos
•• Conhecer e distinguir os elementos básicos de fotointerpretação.
•• Conhecer e compreender os procedimentos de fotointerpretação, objetivando a elaboração de mapas temáticos.

Conteúdos
•• Sensoriamento remoto como subsídio ao mapeamento temático: mapas de uso e cobertura vegetal de áreas urbanas e rurais.
•• Elementos auxiliares para o reconhecimento e interpretação dos alvos naturais registrados nos produtos de sensoriamento remoto.

5

UNIDADE 5
Licenciatura em Geografia

1 Introdução
Estudamos que um dos documentos mais importantes em estudos geográficos é o mapa de uso da terra e cobertura vegetal. Por meio dele, é possível realizar inúmeras análises de cunho geográfico. Em áreas urbanas, por exemplo, é possível observar a segregação sócio-espacial, indicado pelo arranjo espacial das casas. Em áreas menos favorecidas economicamente, não há um arranjo espacial das ruas, casas e construções. Há poucas árvores, e os córregos normalmente são assoreados e com grande concentração de impureza. Em áreas nobres, o padrão é nitidamente reconhecido, com ruas bem traçadas, quadras planejadas, parques e árvores.
Já em áreas rurais o mapa de uso da terra e da cobertura vegetal serve de subsídio a diversos indicadores ambientais. Risco à erosão, qualidade da água, desflorestamento, assoreamento, expansão agrícola entre outros.
Até aqui já pudemos perceber que não só a geografia, mas muitas outras áreas necessitam de informações sobre as características de determinado espaço geográfico. A biologia utiliza-se desses documentos para traçar planos de recuperação de uma área. Para as prefeituras, este tipo de documento é indispensável, uma vez que nele está realizado um inventário de seu território.
Os mapas de uso da terra e cobertura vegetal, como vimos, possuem inúmeras finalidades.
Todos os mapas atualmente são realizados por meio de produtos de sensoriamento remoto,

Relacionados