senopoiu

1705 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO:

ETAPA 1
Educação, meio ambiente e desenvolvimento são temáticas importantíssimas nos contextos atuais para a nossa complexa sociedade e recebem atenção especial do Estado e da própria sociedade. Muitas das principais ações com relação a estes temas ocorrem a partir de políticas públicas. Mas o que é política pública? É especificamente procurando discutir possíveis espostas a esta pergunta que se escreve este texto.Os estudos sobre política pública são ainda muito recentes, especialmente no Brasil, e existem ainda muitas divergências conceituais e é necessário discutir, pensar e repensar sobre o tema. Segundo Secchi (2010) qualquer definição de política pública é arbitrária, pois não há consenso na literatura especializada sobre questionamentos básicos.

A política pública surgiu como um subcampo significativo dentro da disciplina de Ciência Política entre os anos 1960 e 1970, afirma Sabatier (1995) que complementa informando que Daniel Lerner e Harold Lasswell2 são apontados por estudiosos como pioneiros em trabalhos sobre a mesma. Souza (2006) considera que a área de políticas públicas contou com quatro grandes “pais” fundadores: além de Laswell, Simon3 , Lindblom4 e Easton5 .
Inicialmente deve-se ter que política pública é um conjunto de decisões e não uma decisão isolada. Rua (2009, p. 20) afirma que “embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública”. É necessário conhecer alguns dos diferentes enfoques dados ao significado de política pública. Neste texto não se discute se a política pública deve ser entendida como aquela elaborada Exclusivamente por atores estatais ou não. O que se discute é a nomenclatura.

O Papel das Políticas Públicas dentro doProcesso de Urbanização das Cidades com a aceleração do processo de urbanização as cidades brasileiras passaram a coexistirem com os problemas de mobilidade. A razão é a escassez de recursos

Relacionados