Senhz

4941 palavras 20 páginas
Trabalho
O positivismo surgiu do progresso baseado no desenvolvimento

Para Comte a sociedade evolui de forma incompatível com a revolução violenta. Na política positiva não se reconhece nenhum direito a não ser o de cumprir o dever. A sociedade reflete os vários estados da vida de um homem, pois o homem é incapaz de mudar assim como a sociedade.
O positivismo surgiu do progressismo baseado no desenvolvimento da ciência que dominou todo século XIX, com o objetivo de aproveitar o progresso. Como doutrina e método o Positivismo enfrenta a sociedade individualista e liberal através da ordem e do progresso que era a fonte principal do progresso.
Para Comte a noção de direito deveria não existir pois o Positivismo não admite direito individual, somente o coletivo o direito de todos para com todos. Pois o homem no Positivismo não existe na sociedade científica como um indivíduo mais como membro de outros grupos como: familiar e o político
No Positivismo não há lugar para a liberdade de consciência, não existe soberania popular na política, pois a sua forma de governo é a ditadura, Comte adota o princípio da força como fundamento de governo.

REFERÊNCIAS

pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/positivismo/52009/#ixzz2Pjsil1BN

Este artigo traz as concepções teóricas do positivismo e dofuncionalismo e a influência destes para o Serviço Social, ambos são linhasepistemológicas que impulsionaram o Serviço Social e deram a elerepresentações teóricas as quais o fortaleceria e abriria espaço para outrasdiscussões. É-nos pertinente falar da relação da prática do Serviço Social comas análises feitas por Auguste Comte sobre a sociedade, Comte fazia a suaobservação levando em consideração a família, colocando sob questão familiar a educação do homem, o caráter, o convívio com a sociedade, enfim uma sériede questões que, segundo Comte, para serem organizadas em sociedade talorganização

Relacionados

  • CalA 5
    2108 palavras | 9 páginas