Senhorita

1284 palavras 6 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA
ARQUITETURA E URBANIMOS

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS PILARES DE EDIFÍCIO DE CONCRETO ARMADO

MAYARA ELZITA BARRETO DE SALES REIS
CECILIA RAFAELA DOS SANTOS RAELI
SIMONE PINHEIROS COELHO

Sistemas Estruturais
Professor: Nilson

Recife
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Lançamento da Estrutura 2
2 METODOLOGIA 3
2.1 Áreas de Influência 3
2.2 Coeficiente de majoração (α) 4
2.3 Cálculo das seções transversais dos pilares 4
3 RESULTADOS 5
4 CONCLUSÕES 7
5 REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do projeto do edifício em concreto armado foi iniciada a partir da concepção e lançamento da estrutura. O projeto arquitetônico representa a edificação com as seguintes características:
Pilotis
Pavimento Tipo
Escadas
A garagem é localizada no pavimento de pilotis, e o pavimento tipo é composto por quatro apartamentos, sendo 15 pavimentos tipo e mais uma cobertura, totalizando 17 pavimentos na edificação.
1.1 Lançamento da Estrutura
Na primeira etapa do projeto foram determinados os elementos que irão compor a estrutura, bem como detalhes construtivos e dimensionamento. Inicialmente, foram lançados os elementos estruturais definindo a posição das vigas, lajes e pilares de concreto armado, formando o sistema estrutural ilustrado na figura a seguir.

Figura 1 – Lançamento da estrutura do edifício em análise.
2 METODOLOGIA
Os procedimentos necessários para o pré-dimensionamento do elementos de pilares seguiu os conceitos abordados por Pinheiro (2007) e Giongo (2007). O pré-dimensionamento dos pilares ocorreu através do processo das áreas de influência.
2.1 Áreas de Influência
Para a determinação das áreas de influência para cada pilar, o pavimento é dividido em figuras geométricas, constituídas por retângulos (ou polígonos), sendo que cada uma delas compreende as ações que, presumivelmente, se deslocam para ele. Para a determinação das

Relacionados