Senhor

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
AUTORES: LUCIVALDO DA CONCEIÇÃO MORENO
LEONILSON DIAS VALENTE

TRATAMENTO PARA TDAH COM NEUROFEEDBACK

BELÉM-PARÁ-BRASIL
MARÇO DE 2013

AUTORES: LUCIVALDO DA CONCEIÇÃO MORENO
LEONILSON DIAS VALENTE

TRATAMENTO PARA TDAH COM NEUROFEEDBACK

Trabalho de pesquisa em meio eletrônico sobre o tema Neurofeedback como requisito para a conclusão da disciplina METODOLOGIACIENTÍFICA do primeiro semestre do Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia.
Orientador: Prof. Lucia Cavalcanti.

BELÉM-PARÁ-BRASIL
MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO

Este estudo visa fornecer uma visão geral e sistemática da literatura eletrônica, utilizando técnicas de Neurofeedback em psicologia, bem como introduzir e sistematizar as principais conclusões dos estudos produzidos acerca dapotencial eficácia do neurofeedback, enquanto instrumento acessório ou principal no tratamento do déficit de atenção.
Embora seja priorizado certo enfoque nos problemas de déficit de atenção, ressalta-se a implementação do referido tratamento em outras aplicações psicoterapeutas como no aumento da capacidade cognitiva, na “performance de pico” (artística, cognitiva, etc.) e na sensação de bem-estar(diminuição do estresse, melhora do sono), em sujeitos normais.
O objeto da presente pesquisa também é norteado no sentido de elucidar, de forma simplória, os fundamentos que movem o funcionamento do neurofeedback no tratamento coadjuvante, ou não, das principais desordens de origem mental.
A maioria das informações foram adquiridas de sítios dedicados ao assunto, em detrimento dos endereçosoriginalmente acadêmicos que, apesar de serem igualmente consultados, proporcionavam publicações enfaticamente técnicas, não satisfazendo a meta principal deste trabalho, por fugirem do foco destinado ao assunto em tela.



ONDAS CEREBRAIS

O neurofeedback é uma técnica de tratamento que se utiliza de sensores fixados no couro cabeludo, onde são capitadas as oscilações ondulatórias provenientesdo Sistema Nervoso Central – SNC. Tais oscilações são comumente chamadas de ondas cerebrais e são originadas como uma resposta imediata do cérebro aos diferentes estímulos e excitações processadas no SNC.
Conforme a frequência de oscilação, são classificadas em quatro tipos principais: Deltha, Tetha, Alfa e Betha.
Delta (2-3Hz)
Theta (4-7Hz)
Alpha (8-12Hz)
Beta Baixo (13-15Hz), Beta(16-20Hz) e Beta Alto (21-34Hz).

Faixa de frequência das ondas cerebrais

Fonte: < http://www.educacaocerebral.com/biofeedback/>


METODOLOGIA NO NEUROFEEDBACK
O procedimento se utiliza do condicionamento operante para restabelecer os padrões eletrofisiológicos adequados ao tratamento de determinadas desordens de caráter neurológico, psiquiátrico e psicológico, bem assim ao aumento dashabilidades cognitivas normais e à potencialização da sensação de bem estar. É um tipo de biofeedback que engloba o conjunto de treinamentos de dimensões fisiológicas voltados para a promoção de mudanças específicas ou globais no modo de funcionamento do organismo.
Assim como outras modalidades de biofeedback, o neurofeedback representa uma tentativa de potencialização do desempenho dedimensões eletrofisiológicas de interesse, através do controle intencional de estímulos a elas pareados (e.g., um filme, um jogo de videogame ou uma música que dimensionam a proporção com que determinada faixa frequencial aparece no espectrograma).

O que diferencia o neurofeedback do biofeedback é o fato de as variáveis de interesse serem cerebrais, o que eventualmente leva a resultados mais profundose rápidos em se tratando de desordens origem cerebral. Normalmente o neurofeedback é baseado no uso de um osciloscópio e consequente treinamento da alteração em padrões eletroencefalográficos extraídos dos setores do crânio onde os eletrodos ativos são colocados.

Os protocolos são a essência do trabalho com a técnica, refletindo a transposição do conhecimento teórico e empírico acerca das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!