Senhor

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Rui Sergio Mendes de Oliveira Junior
Sertãozinho - SP
rsmonta@hotmail.com
TRABALHO DE ANTROPOLOGIA.
Homem e Sociedade
por Rui Sergio Mendes de Oliveira Junior










1 – O que é Etnocentrismo?
Pessoas de um determinado grupo que tenha os mesmo hábitos sociais, estilos de vida, condições sociais, discrimina o “outro” julgando-se melhor seja ela por qual razão for e pordiferentes maneiras.

2 – Como o “outro” é representado pela visão etnocêntrica? Explique.
Podemos definir etnocêntricas as pessoas em que acredita que o seu “eu” de viver seria um padrão há se seguido por toda a sociedade em que vivemos definidas também pela sua maneira de vestir, formas linguísticas, acreditar que seus costumes, sua crença seus hábitos, nível social e moral são corretos. Oetnocentrismo implica a uma apreensão do “outro” que vemos de forma pejorativa e arrogante. Pode se dizer também que o “outro” seja “primitivo”, algo “ameaçador” e que seja de risco a sua esfera social. Um exemplo claro que o etnocentrismo é mais “comum” do que pensamos é só ligarmos a televisão, ler os jornais, revistas e até no rádio. E tentar achar padrões de beleza na qual maioria da população sedifere da pessoa apresentada, com isso definimos etnocentrismo.
O que, para os Americanos foi uma desgraça o 11 de Setembro afetando ali o seu “EU IMPERADOR, CONTROLADOR” afetando a sua rotina seus hábitos e seus preceitos foi para os Mulçumanos, Iraquianos uma forma de expressar suas leis e conceitos sobre a maneira em que vive a sua sociedade.



3 – Na história do Brasil quais ospapéis assumidos pelos “Índios”.
O caso dos “Índios” Brasileiros podemos dizer que é um fato real e convivido de estereótipo desde os primórdios da colonização brasileira. Tivemos com os índios tal discriminação e prejulgado que são permanentemente aplicados a sua sociedade.
Sua cultura ao ser conhecida pelos colonizadores foi tomada por “arcaica” por “animais” das florestas e pessoas sem cultura.Sua forma de vestir, falar, comer e de até viver foi subjugada por aquelas pessoas que vieram de regiões diferentes para assumir seu território. Afirmamos que os canais de ensino, comunicação dá época trazia o índio como um ser subdesenvolvido uma cultura pouco difundida e sem importância para a sociedade moderna da “época”.
Já nos dia em que vivemos o índio hoje é conhecido como “corajoso”protetor das florestas, “cheio de amor e liberdade” retratando assim o estereótipo sofrido há décadas.

4 – O que é relativização?
Relativização designa o contrário do estereotipo. Podemos dizer que são pessoas que conseguem estabelecer um dialogo um entendimento entre as culturas que se opõe a dele, porém sem perder seu ponto de vista e seu “eu” mantendo-se suas ideias e sua forma de pensar.Relativizar é não transformar a diferença e em hierarquia, em superiores e inferiores ou bem ou mal mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.



5 – O que é evolução?
Evolução em um sentido de entendimento amplo designa-se a equivalente desenvolvimento. É uma transformação progressiva a fim de uma realização completa de algo latente. Pode se dizer que é o desenvolvimentoobrigatório de uma determinada unidade que revela, pelo processo evolutivo, uma segunda forma, mostrando sua potencialidade. É um processo permanente onde uma unidade qualquer se transforma numa segunda e assim sucessivamente.

6 – Qual critério de comparação adotado pelos revolucionistas?
Critério adotado pelos revolucionistas foi calcular a sociedade segundo seu grau de evolução, estudandoinvenções, descobertas e instituições. Procurou ordenar os estádios evolutivos em períodos que caracterizam as fases passadas pelas culturas humanas.
Para Morgan, foi avaliando o “governo”, ” meios de subsistência”, “arquitetura”, “família”, “religião”, “propriedade”, etc.

7 – Explique as principais características do difusionismo.
O difusionismo foi criado por um alemão Franz Boas. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor
  • Senhor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!