Senhor Das Moscas Sintese1

412 palavras 2 páginas
Síntese do filme: O Senhor das Moscas

O filme Senhor das Moscas retrata a historia de um grupo de meninos que sofreram um naufrágio, ficando isolados numa ilha deserta à espera de socorro. O único adulto do grupo encontrava-se muito machucado, sendo as crianças responsáveis por ele e por cada um de si. Inicialmente o grupo elege democraticamente um líder, o qual se chama Ralph. Este por sua vez, possuía um tipo de liderança democrática o qual se estabelecia uma comunicação sadia com todos os membros do grupo, divisão de tarefas, com a definição de papeis e funções, implicando numa hierarquia, respeitando as limitações de cada um.
Conforme o teórico Bion (1965), qualquer grupo tem uma necessidade implícita de que sempre haja uma liderança. No caso do filme, essa liderança se fez necessária para organizar e manter os membros unidos e de alguma forma vivos. Porém no decorrer do filme, alguns membros do grupo não aceitam a forma de Ralph liderar, partindo assim um rompimento de amizade e construindo um novo vínculo de liderança, que é destacado por Jack. Uma liderança autocrática, a qual não se teve escolha dos membros do grupo, e se dava de forma intransigente, autoritária, insegura, com punições e agressões físicas, resultando até na morte de dois membros do grupo de Ralph: Pigh e Simon.
De acordo com Pichon Riviére, a liderança autocrática geralmente é exercida por pessoas inseguras e que não sabem como fazer um pleno uso de sua liberdade. Percebemos também no filme que no segundo tipo de liderança, a autocrática, o grupo é unido pelo vínculo do ódio. De acordo com Bion, a psicanálise girava em torno de dois vínculos fundamentais: o do Amor e o do Ódio, sendo que o principal destaque do trabalho analítico priorizava o conflito resultante da oposição ambivalente entre duas pulsões e respectivas emoções. Ainda na perspectiva do Vínculo do Ódio, o sentimento de agressividade tanto pode ser destrutivo como estar a serviço da vida e da construtividade. Portanto,

Relacionados