SENAI JORGE MAHFUZ

2149 palavras 9 páginas
SENAI JORGE MAHFUZ
CURSO DE ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO

COMPRESSORES PNENEUMÁTICOS

SÃO PAULO
2015

SENAI JORGE MAHFUZ

COMPRESSORES PNEUMÁTICOS

ALEC NOBRÉGA
ESTHER CRISTINA
GABRIEL MELO
GABRIEL ROTA
LUCAS MELO
THIAGO HENRIQUE

SÃO PAULO
2015
SENAI JORGE MAHFUZ

COMPRESSORES PNEUMÁTICOS

Trabalho apresentado por por alunos da CE3T, ao Senai Jorge Mahfuz, como um dos requisitos para a obtenção de nota da avaliação final.

Orientador(a):
Prof(a). Alberto Tsuda

SÃO PAULO
2015
ALEC, ESTHER, GABRIEL. M, GABRIEL. R, LUCAS, THIAGO

COMPRESSORES PNEUMÁTICOS

Trabalho apresentado ao Senai Jorge Mahfuz como requisito para a obtenção de nota da avaliação final, sob a orientação do Professor Alberto Tsuda.

BANCA EXAMINADORA

ORIENTADOR: ________________________________________
Prof. Alberto Mitio Tsuda

RESUMO

Os modernos processos industriais de fabricação trazem a necessidade de produção do ar comprimido, tornando a aplicação de compressores imprescindível para o funcionamento destas máquinas. Para a utilização de forma racional dessa matéria-prima, o ar comprimido, é necessário ter conhecimentos mínimos dos princípios básicos da física e de suas propriedades quando aplicados à pneumática.

LISTA DE FIGURAS

1. INTRODUÇÃO

A necessidade de uma fonte de ar extra para determinados serviços é antiga. Pode-se imaginar um homem das cavernas abanando a sua fogueira para mantê-la acesa ou aumentar a potência do fogo. No século 4.500 a.C. já era conhecido o fole manual, utilizado na fundição de metais. Por volta de 1.500 a.C. ocorreu um primeiro incremento tecnológico, por meio de introdução do fole acionado por pedais. Posteriormente, com o desenvolvimento de tecnologia para a usinagem mais precisa do interior de tubos em ferro fundido, para fabricação de

Relacionados