Semninário de Teoria e História I

608 palavras 3 páginas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Arquitetura e Urbanismo

Seminário Teoria e História I – Baseado no livro Carne e Pedra de
Richard Sennett
Alunas: Bruna Ritter da Silva, Laís Bernardes de Lima, Luana Westphal Ribeiro Da Silva e Rosane Klein.
Turma: GR16017 - 00067 - Segunda a Noite – 2014/2.
1- Leia a introdução e procure entender o que o autor define ali pela expressão
“Corpo Passivo”. Comente o que você entendeu desta expressão mencionando observações do autor.
Entendemos como “Corpo passivo” o ato de desenvolvermos atividades em um ritmo com que não nos exija tanta concentração. Como citado por Sennett: “um cotidiano em que a vida se consome em esforços tendentes a negar, minimizar, conter e evitar conflitos. As pessoas fogem dos confrontos e demonstram forte desagrado ao serem alvo de reivindicações e censuras por erros cometidos.”
2- Observe a descrição de como era a Ágora e depois o espaço da Pnice.
Comente então como a forma destes espaços condicionavam diferentes comportamentos, cite alguns deles extraindo do texto.
Na Ágora ocorriam várias atividades simultaneamente, as pessoas permaneciam em pé conversando sobre diversos assuntos em pequenos grupos. Todos os cidadãos podiam frequentar a Ágora, porém, alguns eventos eram inacessíveis a escravos e estrangeiros. A Ágora era um espaço mais ativo e espontâneo. Já na Pnice o povo possuía cadeiras cativas, separadas por suas tribos; eram prisioneiros de uma única voz. Todos recebiam um estipendio para estimular a frequência e neutralizar a classe ociosa. A Pnice localizava-se fora da Ágora, num espaço mais organizado que transmitia seriedade.
“Enquanto a vida ao ar livre da Ágora transcorria entre corpos que andavam eretos, a Pnice aproveitava-se politicamente de espectadores sentados, obrigados a estar atentos a partir da postura passiva e mais frágil que ouviam a voz nua falando embaixo.” "Como o historiador Jan Bremmer assinala, os gregos consideravam muito

Relacionados