SEMIOTICA

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
1 – O campo semiótico é tudo e ele foi construído lentamente com conjuntos de noções da semiótica, como signos, texto e significados.
2 – Objeto é o significado, o objeto é a ideia de algo.
Ointerpretante é a parte que um objeto ou uma pessoa apresenta ao mundo, nunca vemos o inteiro da pessoa ou do objeto, vemos aperna o interpretante, aquilo que ela apresenta.
O representamen é a imagemque fica no interpretante. Não vemos o todo da pessoa/objeto, vemos o que ela nos apresenta, porém o repersentamen é o que a pessoa viu no objeto ou na outra pessoa.
3- A semiose é o processo deprodução e circulação do sentido que só intervém na hora em que um interprete vê um nexo entre uma unidade. Ou seja, dois signos podem ter um mesmo significado ou podem remeter a mesma coisa nos seus mapassemânticos, mesmo sendo sendo distintos, esse é o movimento de relação entre dois signos é a semiose.
4 – A semelharidade absoluta não existe, existe apenas semelhanças que nos lembram o signo real.Por exemplo, no livro “O tempo e o vento” a tesoura é associada a gravidez, ao parto, a parteira. Porém desses signos associados são realmente uma tesoura.
5 – A arbitrariedade vertical são signosque quando modificados com signos diferentes não tiram o sentido da frase. Por exemple em o “O tempo e o vento” o vento é associado a morte, então se falamos “A morte chegou para ele” ou “O ventochegou para ele”, no contesto do livro, as palavras trocadas não alteram o significado da frase.
A arbitrariedade horizontal é quando mechemos com a estrutura da frase. Por exemple “Eu vou almoçartomates” com “Eu vou almoçar pregos” a segunda não faz sentido, a menos que modifiquemos todo sentido da frase para “Eu vou pregar pregos”.
6 –

7- Imanência é a entre linhas, o que fica por trás daspalavras. Está prestes a acontecer, está subintendido. Por exemplo quando Anaterra descobre que Pedro foi assassinado, o ódio dela que está prestes a acontecer.
Efetividade é o contrário de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É SEMIÓTICA
  • O que é semiótica
  • Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica
  • O que é semiótica
  • Semiotica
  • SEMIÓTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!