Semiotica

Páginas: 4 (982 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Código visual (signo): Boneca.



[pic]

Técnicas visuais aplicadas:


SIMPLICIDADE: Apresenta baixo número de informações, caracterizando-se por organizações formais facilmenteassimiladas e compreendidas.
MINIMALIDADE: A minimalidade se caracteriza pelo mínimo de unidades ou elementos informacionais, preservando-se, geralmente, apenas o essencial.
SUTILEZA: É considerada umatécnica elegante por meio da qual se expressam delicadeza e refinamento visual em relação ao todo.

Analise da função social do código:

A boneca é a imagem similar do ser humano, acriança se identifica com ela e a imita, isto possibilita seu desenvolvimento lúdico, ou seja, a ideia de boneca traduz o real para a realidade infantil. E é a representação da imagem da mulher.
Asbonecas dos nossos dias expressam muito além da relação entre bonecas e moda, elas comprovam, através de suas representações visuais e verbais, o progresso da participação ativa das mulheres nasociedade ao longo dos anos.
ÍCONE: O desenho da boneca é muito similar a uma boneca real, portanto podemos dizer que ela é um ícone, pois estes possuem alta relação com a realidade.
SINTAXE: Éum brinquedo que reproduz as formas humanas femininas e infantis, e são confeccionadas com diferentes materiais, acompanhando a evolução da tecnologia e da mesma.
SEMÂNTICA: Através doprocesso de auto-criação, a brincadeira com bonecas conduz as crianças a uma forma imaginária de antecipar sua atuação em futuros papéis sociais como adultos como, por exemplo, prepara a mulher para amaternidade e realiza mudança de padrões de comportamento da mulher na sociedade.
PRAGMATISMO: A representação das bonecas pode ser interpretada como a influência direta que os valores do contextosócio-cultural da criança exercem na sua simbolização de uma mulher particular, com nome, cultura e identidade própria.
Ao permitir à criança transgredir as regras durante o processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É SEMIÓTICA
  • O que é semiótica
  • Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica
  • SEMIOTICA
  • O que é semiótica
  • Semiotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!