Semiologia Prof Leuda Tematica Dor

5820 palavras 24 páginas
Artigo Original - 283 -

A DOR COMO QUINTO SINAL VITAL: UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE
AVALIAÇÃO POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL GERAL1

Fernanda Hanke Bottega2, Rosane Teresinha Fontana3

Artigo originado de um Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - campus Santo Ângelo-RS.
2
Acadêmica do Curso de Enfermagem da URI - campus Santo Ângelo-RS. Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: fernandabottega@ bol.com.br 3 Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da URI - campus Santo Ângelo-RS. Rio Grande do Sul, Brasil.
E-mail: rfontana@urisan.tche.br
1

RESUMO: Pesquisa descritiva, que objetivou descrever as impressões dos enfermeiros sobre o uso de uma escala visual analógica de avaliação da dor em adultos. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 14 enfermeiros de um hospital e analisados mediante análise temática, resultando em seis categorias: a avaliação da dor e sua importância; a avaliação da dor oportunizando humanização do cuidado; a escala da dor medindo subjetividade; a avaliação da dor oportunizando humanização do cuidado; a aplicação da escala orientando a tomada de decisões e a evolução do cuidado e; a dor como quinto sinal vital. O uso da escala possibilitou que os enfermeiros percebessem a dor como o quinto sinal vital, permitiu-lhes acompanhar a eficácia do cuidado e humanizá-lo. Pode-se inferir que a avaliação da dor por meio de uma escala facilita a tomada de decisões do enfermeiro, favorecendo o cuidado atento às necessidades do paciente.
DESCRITORES: Dor. Avaliação em enfermagem. Assistência ao paciente

PAIN AS THE FIFTH VITAL SIGN: USE OF THE ASSESSMENT SCALE BY
NURSES IN GENERAL HOSPITAL
ABSTRACT: This descriptive study aimed to describe nursing impressions on using a visual analogue scale for assessing pain in adults. Data was collected through a questionnaire administered to 14 nurses at a hospital. Data analysis, using thematic

Relacionados