Seminário ancylostoma duodenale, caninun e braziliense

924 palavras 4 páginas
Faculdade Mineirense – FAMA Odontologia - 4º Período

Imunologia e Parasitologia
Prof. Leonardo Alex Barbosa Lucas Moreira

2011

Ancylostoma Duodenale, Caninum e Braziliense



• •

Helmintíase humana causada pelas espécies Ancy lostoma duodenale (formas mais graves da doenç a) e Necator americanus. Parasitas que vivem no intestino delgado, princip almente duodeno. Manifestações clínicas principais: anemia e infec ção intestinal.





Os ancilostomídeos são pequenos vermes red ondos, de cor branca, com cerca de 1 centímetr o de comprimento. As fêmeas e machos apresentam cápsula , bucal e os machos bolsa copuladora.

A cápsula bucal é a estrutura do verme, em que e le fixa na parede do intestino, e serve para que o verme aspire os nutrientes que ele necessita na m ucosa do intestino.



Necator americanus ( É um parasito praticamente exclusivo do homem (in festa alguns primatas ), com larga distribuição geográfica pelas Américas, áfrica , Ásia e Oceania).



Ancylostoma duodenale ( Possui dois pares de dentes quitinosos bem desenvolvidos, na cápsula bucal, e é um parasito da Bacia do mediterrâneo, Europa, África e Ásia , ao norte do tropico de câncer). Ancylostoma caninum ( Apresenta três pares de dentes. Infecta cães e gatos, m as invade eventualmente o organismo humano, produzindo dermatites (larva migrans). Ancylostoma braziliense. ( Próprio de canídeos e de felídeos domésticos ou sil vestres, caracteriza-se por ter apenas um par de dentes bem desenvolvidos na base de cad a dente). Ancylostoma ceylanicum ( Parece A. brasiliense, como por parasitar cães e gat os, alem de infectar com frequência o homem, em regiões da Ásia, do pacifico e da Amé rica).

Ancylostoma Caninun

Necator americanus: lâminas cortantes cir cundando a margem da boca

Ancylostoma duodenale: dois pares de dentes

No período de invasão cutânea , as lesões são m ínimas ,exceto em ataques de milhares de larvas, neste caso pode ocorrer uma

Relacionados