SEMINARIO A PSICOPATOLOGIA DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR

340 palavras 2 páginas
O Transtorno Bipolar Afetivo é uma doença mental caracterizada por alterações de humor, entre episódios depressivos e maníacos. Diferente do que pensa o senso comum, o transtorno bipolar não se trata de mudanças no humor durante o dia a dia, mas sim na alternância de fases que podem durar dias, semanas e até meses para se manifestar.
A fase maníaca, geralmente leva uma a duas semanas para começar e quando não tratada pode durar meses. O estado de humor está elevado podendo ser expresso em uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da autoestima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas.
Consequentemente a fase depressiva é o oposto da fase maníaca, o humor está depressivo, a autoestima em baixa com sentimentos de inferioridade, a capacidade física esta comprometida, pois a sensação de cansaço é constante. As ideias fluem com lentidão e dificuldade, a atenção é difícil de ser mantida e o interesse pelas coisas em geral é perdido bem como o prazer na realização daquilo que antes era agradável.
Existe uma classificação que divide o Transtorno Bipolar em dois tipos principais: o Tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos e o Tipo II, caracterizado por uma alternância entre os episódios de depressão e os de hipomania (estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade).
O tratamento mais indicado atualmente é uma combinação de medicamentos com psicoterapia. O diagnóstico precoce aliado a uma terapêutica adequada é um bom caminho para a melhoria e manutenção da qualidade de vida do portador desse distúrbio. A participação da família, o apoio e o interesse em conhecer e tratar a doença também é muito importante. Os medicamentos mais eficientes utilizados no tratamento são os baseados

Relacionados