Seminario tematico av1 e av2 gestão ambiental bloco 05 - unopar

4687 palavras 19 páginas
Seminário Temático: Tópicos Avançados em Gestão Ambiental
WEB AULA 1
-------------------------------------------------
Unidade 1 – Ferramentas para o Controle de Impacto e Riscos Ambientais
GEOPROCESSAMENTO NA GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
Antes de iniciarmos esta Web aula, vamos relembrar alguns conceitos vistos na disciplina:
Geoprocessamento: pode ser definido como o conjunto de ciências, tecnologias e técnicas empregadas na aquisição, armazenamento, gerenciamento, manipulação, cruzamento, exibição, documentação e distribuição de dados e informações geográficas.
Componentes do Geoprocessamento: para se realizar o geoprocessamento são necessários cinco elementos, sendo eles: os dados geográficos, recursos humanos, equipamentos, programas computacionais e métodos de trabalhos. Todos esses elementos devem ser modelados ou especificados, de acordo com a aplicação do geoprocessamento que se deseja alcançar, uma aplicação de geoprocessamento em meio ambiente necessita de um conjunto de dados, pessoas, equipamentos, programas computacionais e métodos de trabalhos, muito diferente de uma aplicação na área de segurança.
Dessa forma, a partir de imagens de satélite, obtidas e tratadas com recursos específicos para um determinado tipo de informação, podemos apontar uma quantidade enorme de aplicações destas ferramentas dentro da área ambiental.
Os recursos oferecidos pelo geoprocessamento têm sido amplamente utilizados por empreendedores e também pelos analistas de órgãos licenciadores nos processos de obtenção e renovação de licenças ambientais. Seu uso já é tão difundido que, na maioria dos casos, estão sendo exigidos como parte do material integrante de diferentes tipos de estudos ambientais, independente da atividade ou empreendimento que se deseja licenciar.
Também é comum que os analistas de órgãos ambientais utilizem as informações produzidas nos estudos ambientais como fonte de dados para direcionar vistorias, fiscalizações e auditorias.
A seguir, apresentamos

Relacionados